julho 2, 2022

Comclima vai orientar medidas de mitigação e adaptação para conter as mudanças climáticas em Piracicaba

Foto: Divulgação

A Comclima – Comissão Municipal de Mudanças Climáticas, redige documento que vai orientar medidas de mitigação e adaptação para conter as mudanças climáticas em Piracicaba. Para debater e incluir as contribuições do Poder Público e Sociedade Civil, a Comissão realiza diversas reuniões temáticas na Sedema – Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

Ontem, quinta-feira, 02/06, aconteceu a reunião com representantes da Indústria, com a participação de representantes das empresas Dedini e Hyundai, do Simespi – Sindicato das Indústrias de Piracicaba, da Sedema e da Comclima.

O documento, chamado de PMMC – Política Municipal de Mudanças Climáticas, vai reunir diretrizes e objetivos para que as emissões de gases de efeito estufa pelo município sejam minimizadas e ajudar Piracicaba a tornar-se resiliente às mudanças climáticas.

“A Política Municipal é o documento público que vai embasar as ações do município nesse tema. Ela reunirá as principais orientações para que Piracicaba reduza suas emissões de gases do efeito estufa e se adapte aos impactos presentes e futuros sofridos pelos efeitos das mudanças climáticas. A Política deverá ser seguida de planos de ação, com metas e ações prioritárias a serem realizadas”, explica o vice-presidente da Comclima, Bruno Vello.

Entre as reuniões já realizadas, englobando temas como energia, agropecuária, mudança de uso da terra, resíduos e adaptação, a PMMC foi amplamente discutida com órgãos como Sedema, Esalq/USP, Semob – Secretaria Municipal de Obras, Ipplap – Instituto de Planejamento e Pesquisas de Piracicaba, Fundação Florestal, Agência das Bacias PCJ, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Semae – Serviço Municipal de Água e Esgoto, empresa Águas do Mirante, Semuttran – Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes e Semutri – Secretaria Municipal de Transportes Internos.
Ainda serão realizadas reuniões com as Secretarias Municipais de Sema – Agricultura e Abastecimento, Smads – Saúde, de Assistência e Desenvolvimento Social e Emdhap – Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba.

A Comclima foi instituída pela Lei Complementar nº 251/2010, alterada pelas Leis Complementares 420/2022 e 431/2022, e iniciou seus trabalhos em junho de 2021, com a eleição da diretoria. Seus objetivos são elaborar, revisar, tornar público, acompanhar, além de garantir e fiscalizar a implementação do Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas, definindo metas e indicadores. Como metas, a Comclima propõe esforços de mitigação aos agentes causadores das mudanças climáticas e ajustes dos sistemas e da sociedade no enfrentamento aos impactos causados pelas mudanças climáticas.

Read Previous

Apeoesp já contabiliza 750 casos de covid no Estado e 40 em escolas de Piracicaba

Read Next

Está quase finalizada a 1ª etapa do muro de arrimo do Ginásio Waldemar Blatkauskas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.