dezembro 5, 2023

Câmara analisa projeto que institui o “Programa Farmácia Solidária”

Câmara analisa projeto que institui o “Programa Farmácia Solidária” – Foto: Divulgação

Projeto de lei 122/2023, que propõe programa voltado à arrecadação e distribuição de medicamentos não vencidos, é uma das 22 proposituras em pauta na quinta-feira (5)

 

A criação de um programa em âmbito municipal voltado à conscientização, doação, reaproveitamento e distribuição de medicamentos deve ser apreciada pelos vereadores na noite desta quinta-feira (5), na 56ª Reunião Ordinária de 2023 da Câmara Municipal de Piracicaba.

Proposto pelo vereador Paulo Camolesi (PDT) por meio do projeto de lei 122/2023, o intitulado Programa Farmácia Solidária “consiste na arrecadação de sobras de medicamentos não vencidos junto à população, e sua subsequente distribuição aos necessitados, sob supervisão médica, pelas Unidades Básicas de Saúde e Farmácia Municipal, após rigoroso controle de sua qualidade e prazo de validade feito por um profissional devidamente qualificado e responsável”, de acordo com o artigo 2º da propositura.

Ainda de acordo com o projeto, que tramita em primeira discussão, “a Secretaria de Saúde do Município poderá fazer a divulgação do Programa “Farmácia Solidária”, proporcionando, em cada Unidade Básica de Saúde e na Farmácia Municipal, condições para o recebimento, controle e distribuição dos medicamentos doados pela população”.

O texto ainda estabelece que medicamentos vencidos ou em vias de vencer, e também aqueles em estado líquido que porventura tenham sido violados, sejam encaminhados para incineração.

O projeto igualmente estipula que os beneficiários do programa sejam avisados “de que se tratam de medicamentos obtidos na forma desta Lei”, que o Executivo o regulamentará, no que couber, e que “a Câmara Municipal apoiará permanentemente este Programa, providenciando sua ampla divulgação e busca de parceria, inclusive junto aos clubes de serviços, universidades, associações, sindicatos, dentre outros, aliando esforços com a Secretaria de Saúde do Município, visando alcançar os objetivos desta Lei”.

A propositura segue com substitutivo da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação), que traz redação mais compacta, com três artigos, e conta com pareceres favoráveis da Comissão de Finanças e Orçamento e da Comissão de Saúde e Promoção Social.

Outras proposituras – Além do projeto de lei 122/2023, os parlamentares piracicabanos devem ainda analisar outras 21 proposituras na 56ª Reunião Ordinária: dois projetos de lei em primeira e sete projetos de lei em segunda discussão; três moções de aplausos; duas moções de apelo; e sete requerimentos sobre temas diversos.

Entre os projetos de lei em primeira discussão, volta à pauta da Ordem do Dia o PL 245/2023, de autoria do Executivo, que traz propostas de alteração na chamada Lei da Cidade Limpa. O projeto segue com duas emendas da Comissão de Meio Ambiente, com Mensagem Modificativa do Executivo, e outras três emendas à Mensagem Modificativa.

Entre as previsões do projeto estão a de permitir a veiculação de anúncios especiais, ou seja, com características institucionais, culturais, educativas ou eleitorais em áreas públicas e APPs (áreas de preservação permanente); e também que anúncios com finalidade lucrativa possam ser divulgados em áreas e espaços mantidos por entidades assistenciais. A propositura estava na Ordem do Dia da 50ª Reunião Ordinária, realizada no dia 14 de setembro, mas recebeu emenda e saiu da pauta.

Já em segunda discussão, os vereadores devem apreciar o projeto de lei 78/2023, de autoria de Thiago Ribeiro (Podemos), que traz alterações na regulamentação do serviço de táxi no município; e o projeto de lei 110/2023, proposto por Paulo Henrique (Republicanos), que trata da “instituição do uso de material publicitário nos veículos de transporte escolar para combater o bullying infantil e a pedofilia no município de Piracicaba”.

Das cinco moções na pauta da Ordem do Dia da 56ª Reunião Ordinária, duas delas são de apelo ao Governador do Estado de São Paulo: a 167/2023, de autoria de Acácio Godoy (PP), apela para que seja incluída no orçamento do Estado a pavimentação da Estrada Jacob Canale, no bairro Campestre; já a 168/2023, proposta por Rai de Almeida (PT) apela ao Governador para “que revogue os editais publicados relativos à execução, no âmbito do estado, da Lei Complementar Federal nº 195/22, “Lei Paulo Gustavo”, e que se façam as alterações necessárias para garantir o acesso democrático aos recursos que devem ser descentralizados, regionalizados e desconcentrados”.

Tribuna popular e entrega de moção – No Primeiro Expediente, momento da Reunião Ordinária que antecede a votação da Ordem do Dia, a tribuna popular deve ser ocupada por dois oradores.

O primeiro inscrito, Pedro Vilas Boas Leopoldino, deve abordar o tema “Piracicaba, prefeito, vereadores e suas atuações”. Na sequência, Ronaldo Stipp Martins Fernandes deve falar sobre o tema “Negligência na votação de Requerimento sobre morte em virtude de picada de escorpião, no Pronto Socorro da Vila Cristina; a demora no agendamento de médicos especialistas e exames, e abandono que Piracicaba está passando”.

Também está agendada para acontecer no Primeiro Expediente a entrega da moção 149/2023, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB), de aplausos à “Seletiva Serviços e Recursos Humanos” pelos 20 anos de fundação e serviços prestados em prol de Piracicaba.

Transmissão ao vivo – Os trabalhos camarários podem ser acompanhados, ao vivo, pela TV Câmara Piracicaba (canais 11.3 do sinal aberto digital, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo) e pelas redes sociais da Casa. A sessão é também transmitida, a partir das 20h, pela Rádio Educativa FM, na frequência 105.9.

Read Previous

Câmara apela ao Executivo por regularização de desdobros

Read Next

Fábrica de Graffiti seleciona artistas em edital nacional para 13ª edição do projeto que será em João Monlevade (MG)