agosto 14, 2022

Ação da Saúde evidencia o Dia da Luta Antimanicomial

Foto: Justino Lucente/CCS

Cerca de 60 pessoas atendidas pela RAPS participaram de ação na manhã desta quarta-feira, 18/05

Sessenta pessoas atendidas pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, participaram hoje, quarta-feira, 18/05, de uma manhã diferente na Chácara Brasil, Cooperativa Agrícola que fomenta o cultivo de alimentos orgânicos junto à comunidade piracicabana. Os pacientes puderam participar de atividades lúdicas e pedagógicas junto à natureza como forma de evidenciar a data de 18/05, quando celebra-se o Dia Nacional da Luta Antimanicomial no Brasil.

Conforme explicou Vandrea Novello, coordenadora da RAPS, todos os anos, nessa data, profissionais da RAPS e afins, com os pacientes e familiares desenvolvem atividades ressignificando a data, como forma de ampliar a visibilidade sobre as temáticas importantes à Saúde Mental. “Estamos gratos pelo convite que recebemos da Chácara Brasil e da possibilidade de oferecer aos usuários do serviço uma manhã divertida, prazerosa e que contribuiu muito para o processo de inclusão social e cidadania”, enfatiza.

Para o secretário de Saúde, Filemon Silvano, a data significa lembrar que todo cidadão tem o direito de viver em sociedade e receber cuidado e tratamento dignos. “Essa luta é um processo histórico de defesa dos direitos humanos e busca da cidadania de pessoas em sofrimento psíquico. A atividade de hoje mostrou a importância de se olhar e lutar pelo bem destes pacientes. Só temos a agradecer a nossa coordenação e à Chácara Brasil pela oportunidade que deram aos nossos pacientes nesta manhã”, completou.

LUTA – Vandrea reforça que, por séculos, as pessoas em sofrimento psíquico foram excluídas da sociedade e tratadas em sistema próximo aos prisionais. “Por isso é importante marcar esta data, pois foi a partir da reforma psiquiátrica e do movimento da luta antimanicomial que aconteceu a mudança da atenção e cuidado às pessoas em sofrimento mental e aos usuários de álcool e outras drogas”, disse.

A DATA – Em 18/05 é comemorado, em todo o país, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Organizado por diversos movimentos sociais, grupos, coletivos e entidades, o dia é de celebração e de luta em espaços públicos, serviços de saúde mental e universidades. A data marca as mobilizações em torno do fechamento de manicômios e a formalização de novas legislações, a implantação da rede de saúde mental e atenção psicossocial e da instauração de novas práticas em um importante movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira, uma referência internacional.

Read Previous

Prefeito reuniu representantes das secretarias para organizar ação emergencial

Read Next

Prefeitura conclui reforma da cobertura da UPA Piracicamirim

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.