Por iniciativa exclusiva do prefeito, Romeu Verdi e sem interferência de qualquer membro da Câmara de Vereadores ou de terceiros as Secretárias de Governo e Educação, Valkiria Callovi e Claudia Zanatta, respectivamente, fizeram um intenso trabalho realizando inclusive consulta jurídica junto ao Ministério Público de São Paulo - MP/SP, sobre a legalidade da oferta de kits de gêneros alimentícios para as famílias dos alunos matriculados na Rede Municipal de Educação. Com a suspensão das aulas devido à pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Charqueada através das Secretarias de Governo e Educação, fará na próxima semana, a entrega de kits de alimentação as famílias dos 2.400 alunos matriculados na rede municipal de ensino.
A Secretária de Governo Valkiria Callovi, informa que a prefeitura está gastando aproximadamente R$ 130.000,00 (Cento e trinta mil reais) de recursos próprios para comprar os produtos que compõe os kits.
Ainda segundo Valkiria Callovi, o Governo do Estado suspendeu os repasses para a compra da merenda escolar e os recursos federias não podem ser utilizados para o fornecimento desses kits.
Segundo informações da Secretária de Educação Claudia Zanatta, muitos desses alunos tinham na merenda escolar reforço nutricional e para alguns a única refeição do dia e tiveram sua dieta alimentar prejudicada.
A secretária de Governo, Valkíria Callovi explica que a medida vem sendo planejada desde a suspensão das aulas pela gestão e foi determinada pelo prefeito Romeu Verdi.
“Pensando no bem-estar das crianças e famílias, serão distribuídos 2.400 kits de alimentação, os quais são compostos com vários gêneros alimentícios, que foram comprados com recursos próprios. Essa medida já vinha sendo avaliada desde a suspensão das aulas, mas demandava de um trâmite jurídico, legal e técnico para que pudesse ser implementada”, detalha a de Governo, Valkíria Callovi, que ressalta mais uma vez que os recursos estaduais da merenda escolar estão suspensos e por isso estão sendo utilizados recursos próprios.
Ao todo serão doadas aproximadamente 30 toneladas de alimentos, compostos por: achocolatado em pó, açúcar, arroz, biscoito maisena, extrato de tomate, feijão, fubá, leite em pó, macarrão, óleo, sal, sardinha e tempero.
Para receber os kits, as famílias poderão comparecer na próxima semana, nos dias, locais e horários indicados pela prefeitura, portando documento de identidade e certidão de nascimento dos filhos.
Para que o processo de entrega transcorra da melhor forma, sem aglomerações, a prefeitura orienta que o pai ou responsável compareça no local e nos dias e horários estabelecidos para a retirada da senha e do kit.
Apenas uma pessoa pode comparecer ao local para a retirada, evitando assim, aglomerações.
A ação de distribuição de kits alimentares faz parte da campanha “Todos contra o Coronavírus”, que tem por objetivo contribuir com a disseminação de informações e orientações para alunos e familiares da rede municipal de ensino.
Locais e data para a retirada dos kits:
Centro e demais bairros: 16/04, no Centro Comunitário de Charqueada, das 08h00 às 17h00;
Recreio: 17/04, no NAPE do Recreio, das 08h00 às 12h00;
Santa Luzia: 17/04, na creche Palmyra Turchi, das 13h00 às 17h00;
Paraisolândia: 17/04, na escola Erotides de Campos, das 08h00 às 12h00.
Mín. 20° Máx. 36°