Sábado, 19 de Julho de 2025
10°C 24°C
São Pedro, SP
Publicidade

Crea-SP promove debates em Botucatu sobre futuro da água e transição ecológica

Profissionais podem contribuir com soluções para os temas durante eventos que acontecem na Unesp nos dias 4 e 5 de julho

Por: Redação
03/07/2025 às 20h00
Crea-SP promove debates em Botucatu sobre futuro da água e transição ecológica
Divulgação Crea-SP

Com foco em transição ecológica e gestão eficiente da água, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) realiza, nos dias 4 e 5 de julho, no campus de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (Unesp), a última etapa de 2025 do Fórum de Políticas Públicas e do Congresso Regional de Profissionais (CRP). Os eventos representam o fechamento de um ciclo estratégico iniciado em abril, que percorreu diferentes regiões do Estado reunindo profissionais da área tecnológica para discutir soluções técnicas às principais urgências do país, como mobilidade, infraestrutura urbana e sustentabilidade energética.

O tema desta rodada do Fórum é um dos mais pertinentes para o momento atual. 'Qualidade Ambiental e Infraestrutura Sustentável: Transição Ecológica e o Futuro da Água' traz para o centro dos debates o papel técnico na governança ambiental e na adaptação das cidades às novas realidades climáticas. Os índices do Instituto Trata Brasil, organização da sociedade civil que acompanha as questões relacionadas ao saneamento básico, atestam a importância do assunto. Apesar de concentrar cerca de 12% da água doce superficial do planeta, o Brasil sofre com ineficiências na gestão hídrica, com perdas que superam 40% no sistema de distribuição e crescentes desigualdades no acesso ao serviço.

Ainda de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), apenas 55,2% da população brasileira tinha acesso à coleta e tratamento de esgoto em 2023, enquanto 83,1% era atendida com água potável. Os dados colocam o país distante das metas estabelecidas pelo novo Marco Legal do Saneamento, que prevê 90% de cobertura de esgoto e 99% de acesso à água até 2033.
 O contexto é emergencial e revela a necessidade de participação ativa dos profissionais da área tecnológica. Segundo a engenheira Lígia Mackey, presidente do Crea-SP, orientar e mobilizar as pessoas para que atuem como protagonistas desta mudança faz parte do DNA da autarquia. "Nossas profissões são essenciais para redesenhar o futuro das cidades, garantir segurança hídrica e qualidade ambiental e social. Por meio de eventos como o Fórum, temos a chance de construir uma ponte entre uma sociedade mais sustentável e os profissionais que pensam soluções todos os dias", afirma.

Para o Congresso, os cinco eixos temáticos — acessibilidade e mobilidade urbana; saneamento básico; engenharia pública; qualidade ambiental; e desenvolvimento sustentável energético — abordam novamente os desafios e oportunidades para o desenvolvimento das cidades e da sociedade, com o diferencial de que, no CRP, as ideias discutidas podem ser efetivadas em propostas. As sugestões são consolidadas, posteriormente, no Congresso Estadual de Profissionais (CEP), previsto para os dias 15 e 16 de agosto, antes de serem votados no Congresso Nacional de Profissionais (CNP) para que, se aprovadas, passem a fazer parte da pauta legislativa do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Participação propositiva

A programação se inicia na sexta-feira (04/07), às 18h30, com o Fórum de Políticas Públicas, em formato híbrido que pode também ser acessado por meio da TV Crea-SP, canal oficial da

autarquia no Youtube. Já no sábado (05/07), a partir das 9h30, acontece, presencialmente, o Congresso Regional de Profissionais.

Os eventos gratuitos são realizados na Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp Botucatu.

Serviço

Fórum de Políticas Públicas e Congresso Regional de Profissionais do Crea-SP

Data: 4 e 5 de julho, respectivamente

Horários: 18h30, na sexta-feira, e às 9h30, no sábado

Local: Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu (Av. Universitária, 3.780, Altos do Paraíso)

Inscrições: Sympla

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias