A cidade de São Pedro celebrou, na última quinta-feira (26), um importante avanço na área da educação. Durante a cerimônia de formatura de 15 alunos do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesi, foi anunciado que o município contará, a partir do segundo semestre de 2025, com um Polo próprio do EJA Sesi, ampliando as oportunidades para quem deseja retomar os estudos e concluir o Ensino Fundamental ou Médio.
O anúncio foi feito por Danilo Lanfredi, coordenador de Relacionamento com a Indústria e Comunidade do Sesi, durante o evento que marcou a formatura de estudantes que completaram o ciclo educacional com muito empenho e dedicação. O curso, que tem duração de um ano, é oferecido de forma híbrida com 80% das aulas a distância e 20% em encontros presenciais.
Em parceria com o Senai, alguns alunos também optaram por complementar a formação com o curso profissionalizante de Almoxarife, agregando qualificação ao currículo. Para facilitar o acesso, a Secretaria Municipal de Educação de São Pedro garantiu o transporte gratuito até o Polo Senai, localizado em Piracicaba.
A partir do segundo semestre, o novo Polo Sesi EJA irá funcionar em uma unidade da rede municipal de ensino, com data de início a ser confirmada. As inscrições estarão abertas a partir do dia 10 de julho, diretamente na Secretaria de Educação, e os detalhes serão divulgados pelas redes sociais da Prefeitura de São Pedro.
A secretária municipal de Educação, Samanta Almozara Bontorim, destacou a importância da iniciativa.
A instalação de um polo próprio do EJA Sesi em São Pedro fortalece a rede de ensino, reduz deslocamentos e amplia o alcance de uma educação inclusiva e transformadora, permitindo que mais cidadãos possam concluir os estudos, se qualificar e acessar novas possibilidades no mercado de trabalho.
“A chegada do Polo Sesi EJA ao município representa um importante avanço na ampliação do acesso à educação e à qualificação profissional, contribuindo para transformar a realidade de jovens e adultos que buscam retomar seus estudos e conquistar novas oportunidades”, afirmou.