Domingo, 20 de Julho de 2025
11°C 25°C
São Pedro, SP
Publicidade

Lula segue com desafio sobre baixa popularidade

Por: Redação
04/07/2025 às 20h45

Pesquisas seguem indicando desafios significativos para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula (PT) caso este busque a reeleição para a presidência em 2026. Segundo a pesquisa Gerp divulgada nesta terça-feira, dia 02, o governo Lula é aprovado por 32% dos brasileiros e reprovado por 59%, enquanto 8% dos entrevistados não sabem ou não responderam. Em comparação com a pesquisa de maio, a aprovação teve uma oscilação positiva de dois pontos percentuais e a desaprovação teve uma variação negativa de dois pontos. A popularidade de Lula recuou do pior patamar da série histórica da pesquisa, registrado no último mês, e apresentou estabilidade.

Desde janeiro, a desaprovação supera a aprovação para além da margem de erro. O melhor percentual de aprovação do presidente foi de 38%, em janeiro, e os piores foram em março e maio, com 61% de avaliação negativa. Os dados também mostram que se as eleições de 2026 fossem hoje, o presidente Lula seria derrotado por seis dos oito adversários testados, inclusive com diferenças de intenção de voto de até 20 pontos percentuais. Essa é a primeira vez que o instituto realiza simulações de cenários de segundo turno.

O levantamento mostra que Lula seria superado para além da margem de erro em disputas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), hoje inelegível; a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL); o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos); o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD); o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL); e o ex-governador Ciro Gomes (PDT). Contra os governadores Ronaldo Caiado (União) e Romeu Zema (Novo), Lula aparece tecnicamente empatado. O melhor desempenho na disputa contra o atual presidente é o de Bolsonaro, com 52% contra 32% do petista, uma diferença de 20 pontos percentuais.

Nesse cenário, o percentual de não sabem ou não opinaram chega a 6%, enquanto nenhum deles é de 10%. Já o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas é o segundo nome com melhor desempenho nas simulações, com 47% das intenções de voto contra 31% de Lula, diferença de 16 pontos. Já a ex-primeira dama Michelle aparece com 46% contra 34% do presidente, somando 12 pontos de vantagem. Os números de todas pesquisas vão em uma só linha: Lula enfrenta uma gigantesca dificuldade de entrega de resultados concretos, capaz de reverter os índices de rejeição, mesmo em redutos ainda mais favoráveis a ele. O cenário pode ser modificado, mas há riscos concretos de derrota. Por outro lado, há ainda em diversas pesquisas indicativos de polarização que o beneficia. Seguiremos acompanhando!

Francisco Duarte é consultor político. E-mail: [email protected]

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias