Com o objetivo de fortalecer a prevenção e promover uma cultura de paz no ambiente escolar, a Prefeitura de São Pedro, por meio da Secretaria Especial de Segurança Pública, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, está implantando o programa Guarda Civil Educação é Prevenção (GCEP). A iniciativa, idealizada pelo Secretário Especial de Segurança Pública, Enrique Roberto Barraco Sotelo, é inédita no município e representa um avanço significativo na atuação preventiva da Guarda Civil junto à comunidade escolar.
O programa prevê ações educativas voltadas a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais e, já em 2025, deverá atender as 28 unidades de ensino, beneficiando cerca de 2.500 estudantes. As aulas serão conduzidas por guardas educadores, com dois profissionais por sala, promovendo um ambiente de diálogo próximo, acolhedor e efetivo.
Entre os principais temas abordados estão bullying, violência intrafamiliar, drogas, vandalismo, maus-tratos a animais, educação no trânsito, perigos da internet e assédio sexual infantil. A proposta é formar crianças mais conscientes, preparadas para enfrentar riscos e promover atitudes de respeito, solidariedade e responsabilidade social.
Como parte da preparação, nesta segunda-feira, 30 de junho, os GCMs Leandro Guedes de Oliveira, Maria Lucia dos Santos Poli, Janete Regina da Conceição e João de Góes Junior, juntamente com o Secretário Enrique Sotelo, participaram de uma capacitação ministrada pela GCM Shara Roberta, da Guarda Civil Municipal de Piracicaba, referência na condução do programa. A formação reforça o compromisso da equipe em aplicar as atividades com excelência e sensibilidade pedagógica.
“O GCEP é um programa muito importante e que ajuda a preparar crianças e jovens para lidar com situações diversas da vida. Também é uma forma de a Guarda Civil contribuir com a sociedade, dividindo seus conhecimentos. Dessa forma, trouxemos para São Pedro e convido todos a participarem: pais, alunos, autoridades... Juntos, vamos construir uma cidade segura e melhor para todos vivermos com nossas famílias”, ressaltou o Secretário Enrique Sotelo.
“Com a implantação do GCEP, reforçamos o nosso compromisso com uma educação preventiva, cidadã e transformadora, valorizando a integração entre segurança pública e educação como ferramentas essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e protegida”, completou o Secretário.