Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra a gripe e proteger a população piracicabana durante o inverno, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado, 21 de junho, sua terceira ação especial de vacinação contra a gripe (influenza) em fins de semana. Ao todo, 11 postos de vacinação, entre fixos e volantes, estarão abertos das 08h00 às 13h00 para atender toda a população a partir de seis meses de idade.
A iniciativa reforça a importância da vacinação como principal medida de proteção contra o vírus da gripe, sobretudo para os grupos mais vulneráveis, como crianças, gestantes e idosos, cuja meta de imunização é de 90% da população-alvo. Até o momento, 71.896 pessoas já foram vacinadas na cidade, sendo 41.492 pertencentes aos grupos prioritários – o que representa 38,52% da meta.
O vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Sérgio Pacheco, destaca que a gripe pode evoluir para quadros graves, especialmente em idosos, gestantes e crianças pequenas.
“Com a chegada do frio e do tempo seco, aumentam as doenças respiratórias. A vacina contra a gripe é segura, eficaz e evita hospitalizações. Por isso, pedimos que todos compareçam aos postos e levem seus familiares, principalmente os que pertencem aos grupos de risco”, alertou.
Atenção especial deve ser dada às crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, que receberão duas doses da vacina se estiverem sendo imunizadas pela primeira vez, com intervalo de 30 dias entre as aplicações.
Além da ação especial, a vacina segue disponível de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 15h00, nas UBS e USF do município (exceto UBS Paulista), sem necessidade de agendamento. Também há horários noturnos, das 17h00 às 20h00, nas UBS Centro, Vila Rezende, Novo Horizonte, Caxambu e Parque Piracicaba.
Os principais sintomas da influenza incluem: febre, tosse, dor de garganta, dor no corpo e dor de cabeça. Em idosos, pode haver febre baixa e agravamento de doenças preexistentes. Em crianças, podem surgir bronquiolite, sintomas gastrointestinais e febres altas.
Além da vacina, a Secretaria de Saúde orienta a adoção de medidas preventivas, como: Higienização frequente das mãos; cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir; evitar locais fechados e aglomerações; manter os ambientes ventilados e alimentação saudável e ingestão de líquidos.
De 01/01 a 16/06, foram registrados 395 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Piracicaba, com 32 óbitos, a maioria entre idosos não vacinados com comorbidades.
Locais de vacinação neste sábado (21/06):
Postos fixos: UBS Centro, UBS Vila Rezende, UBS Caxambu, UBS Novo Horizonte e UBS Parque Piracicaba
Postos volantes: locais estratégicos em bairros com grande circulação de pessoas (endereços completos podem ser consultados nas redes sociais e site da Prefeitura)