Sábado, 19 de Julho de 2025
10°C 24°C
São Pedro, SP
Publicidade

História em quadrinhos aproxima crianças com o universo agro

Projeto educativo criado pela Soesp com personagens infantis, busca conectar o campo e a cidade, valorizando a importância da agricultura e da pecuária na vida cotidiana

Por: Redação
16/06/2025 às 13h30
História em quadrinhos aproxima crianças com o universo agro
Divulgação Soesp

A Sementes Oeste Paulista (Soesp), que atua no mercado de sementes para pastagens, encontrou na linguagem lúdica das histórias em quadrinhos (HQ) uma ferramenta para inspirar e educar as novas gerações sobre a importância do agronegócio para o Brasil. Para isso, a empresa lançou um projeto voltado as crianças, com o intuito de conectar o ambiente urbano ao rural, e fortalecer a compreensão do papel fundamental do campo na vida cotidiana da população.

A HQ apresenta a história de Nina, uma menina da cidade que vai passar as férias na fazenda do primo Dudu. "Acreditamos que essas histórias podem gerar curiosidades nas crianças e boas conversas com os pais. Dudu e Nina têm muito a aprender um com o outro", destaca Andrea Franco, Coordenadora de Marketing da empresa.

Com roteiro desenvolvido internamente pela Soesp e ilustrações de uma profissional contratada especialmente para o projeto, o gibi teve uma tiragem inicial de 12 mil exemplares. A primeira edição abordou o tema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e já foi distribuída em eventos e feiras, além de ter sido entregue à equipe comercial da empresa e à Associação de Olho no Material Escolar. "As crianças estão adorando", comenta a profissional.

A iniciativa nasceu de uma série de observações feitas pela equipe técnica e de marketing. Felipe Parron, Analista de Marketing da Soesp, explica: "Através de projetos anteriores, percebemos que muitas crianças da cidade desconhecem a origem dos alimentos e acreditam que o campo ainda vive sem tecnologia".

A segunda edição trará temas como o uso da água, cobertura do solo com palhada e bem-estar animal. A previsão é que a nova história seja lançada nos próximos 30 dias. Já a terceira história, em desenvolvimento, abordará a tecnologia no campo e o uso de inteligência artificial. "A ideia é comunicar de forma mais empolgante, educativa e acessível, usando um formato que foi muito popular entre gerações passadas e que ainda pode ser encantador", explicam Franco e Parron sobre a escolha da HQ como ferramenta. Segundo a empresa, o objetivo é não apenas ensinar, mas também mostrar o lado moderno, responsável e sustentável do agronegócio brasileiro.

Ainda não há planos para transformar o conteúdo em vídeos ou animações, mas o sucesso da primeira edição já motiva a equipe a pensar em novos temas e possibilidades para as próximas publicações. "Nosso principal objetivo é fazer essa ponte, mostrar de onde vêm os alimentos e valorizar o campo como espaço de inovação, e incentivar a produção conciliada à preservação", conclui Parron.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias