Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Brotas, os vereadores Fábio Roberto Bueno, o Fabinho Bueno (presidente da Mesa Diretora), Mário de Barros Frate Nunes e Mateus Angelelli apresentaram a Indicação nº 445/2025 sugerindo a realização de uma campanha de conscientização contra o uso de cerol e linha chilena nas pipas, além da distribuição gratuita de antenas protetoras para motociclistas.
A medida visa prevenir acidentes e proteger a população, principalmente os motociclistas, que estão entre os mais expostos aos riscos causados por linhas cortantes.
“O uso de cerol e linha chilena é proibido por lei e representa um perigo real de lesões graves e até fatais, especialmente durante os períodos em que o uso de pipas se intensifica. Assim, a prevenção é a melhor forma de evitar tragédias. Queremos conscientizar a população, principalmente os jovens, sobre os riscos e as consequências do uso dessas linhas cortantes. E ao mesmo tempo, oferecer proteção real aos motociclistas, com a distribuição de antenas que salvam vidas”, disseram eles.
A proposta prevê que a campanha tenha caráter educativo e informativo, envolvendo escolas, redes sociais, e apoio das forças de segurança, além de reforçar as penalidades legais previstas para quem utilizar cerol ou linha chilena.
Além disso, propõe que seja feita a distribuição das antenas protetoras, dispositivos simples que ajudam a cortar linhas perigosas antes que atinjam o condutor, em pontos estratégicos da cidade e com prioridade para motociclistas que usam o veículo como meio de trabalho.