A Prefeitura Municipal de Brotas, por meio das Secretarias de Educação e Meio Ambiente, participou nesta quarta-feira (11) de uma importante capacitação na Estação Ecológica de Itirapina, unidade de conservação que tem 50% de sua área localizada em território brotense. A ação reforça o compromisso da administração municipal com a valorização dos servidores e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à educação ambiental.
A atividade contou com a presença de supervisoras e coordenadoras da Secretaria Municipal de Educação, da engenheira ambiental do município e da secretária de Meio Ambiente, Luciana Pires de Jesus. O objetivo principal foi preparar os profissionais da educação para o desenvolvimento de ações e vivências voltadas à Educação Ambiental dentro da unidade de conservação.
A formação faz parte do Programa Municipal de Educação Ambiental e está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos eixos temáticos da Biodiversidade. A proposta visa inserir práticas pedagógicas que promovam o conhecimento sobre o Cerrado, um dos biomas mais ricos e ameaçados do Brasil.
Em breve, os alunos da rede municipal de ensino também poderão participar de atividades educativas diretamente na Estação Ecológica, conhecendo de perto uma das maiores áreas preservadas e em recuperação do Cerrado paulista. A vivência proporcionará uma conexão real com a natureza e ampliará o aprendizado sobre a importância da conservação ambiental.
“Investir na capacitação dos servidores é fundamental para garantir políticas públicas mais eficientes, participativas e conectadas com as necessidades da comunidade. A ação na Estação Ecológica representa mais um passo na construção de uma educação transformadora e sustentável em Brotas”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Luciana Pires de Jesus.