Existe um universo de produtos para limpeza do chão, mas com o crescimento da variedade de pisos no mercado, é normal surgir dúvidas sobre quais usar e como limpar corretamente. Madeira, laminado, cerâmica, porcelanato, vinílico e cimento queimado são cada vez mais usados em casas, apartamentos e precisam de alguns cuidados especiais.
Segundo Ana Paula Obadovski, especialista em limpeza da Ecoville Ponta Porã, maior rede de franquias de produtos de limpeza do Brasil, o uso inadequado de produtos e métodos pode comprometer o visual, causar manchas e até diminuir a vida útil dos revestimentos:
“Cada tipo de piso tem suas particularidades de porosidade, resistência à umidade e sensibilidade a produtos químicos. O segredo está em usar os destinados para cada tipo de superfície e com a frequência adequada, sempre respeitando as orientações do rótulo e a natureza do material”, explica a especialista.
Veja seis dicas para limpar corretamente os diferentes tipos de piso, sem usar receitas caseiras, que pode ser prejudicial, e garantindo máxima durabilidade:
Piso laminado
São altamente sensíveis à umidade e não devem, em hipótese alguma, ser encharcados com água. Varra com vassoura de cerdas macias ou use o aspirador com bico escova.
“Para a limpeza úmida, utilize um pano levemente umedecido com detergente neutro diluído em água ou um produto próprio para laminados. Finalizar com pano seco, se necessário. Evite álcool puro e multiusos abrasivos”, disse Ana Paula.
Piso de madeira natural
A madeira natural demanda mais cuidados e costuma ter acabamento em verniz ou resina. Utilize o aspirador ou vassoura de pelos, seguido de pano levemente umedecido com produto específico para esse tipo de piso. “Há limpadores profissionais à base de óleo mineral que limpam e hidratam ao mesmo tempo, preservando o brilho e evitando ressecamento. Evite água em excesso, alvejantes ou produtos com amônia”, orienta a especialista de Ecoville.
Piso cerâmico
É um dos pisos mais fáceis de manter, mas merece atenção nos rejuntes. Utilize detergente neutro com pano úmido e para a limpeza pesada dos rejuntes, produtos alcalinos específicos, encontrados em lojas de limpeza profissional, são os mais indicados. Esponjas metálicas ou produtos ácidos diretamente sobre os rejuntes não são recomendados.
Porcelanato
Por ser mais poroso que parece, o porcelanato deve ser tratado com atenção. Um pano úmido com um produto próprio para esse tipo de material é o mais indicado. “Ceras, sabão em pó, produtos abrasivos e álcool direto são inadequados e podem deixar a superfície opaca ou manchada”, diz o especialista.
Piso vinílico
Popular em ambientes internos, o vinílico é confortável, mas não tolera produtos agressivos. Na hora da faxina, use a vassoura de pelos ou aspirador com escova macia. Na limpeza úmida, opte pelo pano com água e detergente neutro.
Cimento queimado
O cimento queimado é altamente poroso e deve ter tratamento impermeabilizante. Limpe com detergente neutro e pano úmido e em áreas com tráfego intenso, recomenda-se reaplicação periódica de selador.
“Produtos com pH neutro ajudam a preservar o acabamento sem desgastar a proteção superficial. Fuja de alvejantes, ácidos, escovas duras ou uso constante de água”, recomenda.
Mesmo com a tentação de usar receitas caseiras que são de fácil acesso na na internet, o especialista alerta: “Nem tudo que parece natural é seguro para o seu piso. O ideal é sempre optar por produtos de limpeza específicos para cada material, com certificação e instruções de uso. Isso evita dores de cabeça e preserva o investimento em revestimentos de qualidade”, alerta.