O mercado de aparelhos ortodônticos vive um novo ciclo de crescimento no Brasil, impulsionado pela busca por tratamentos mais discretos, práticos e rápidos. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (ABIMO), o segmento de ortodontia movimenta mais de R$ 2 bilhões por ano no país e deve crescer a uma taxa média de 15% ao ano até 2027. Tecnologias como alinhadores invisíveis, escaneamento digital e planos personalizados de acompanhamento têm transformado o setor, atraindo um público cada vez mais exigente e disposto a investir em soluções modernas para a saúde bucal.
A rede de clínicas odontológicas, PróRir, registrou um aumento de 30% na busca de alinhadores e aparelhos ortodônticos, clareamento dental, lentes de contato e harmonização orofacial, que integram procedimentos odontológicos e estéticos faciais. “A busca por um sorriso mais bonito e harmônico tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Em nossas unidades esse tipo de oferta foi ampliando com soluções voltadas para esse novo perfil de consumidor. Com foco em inovação, acolhimento e experiência do cliente, estamos apostando em tecnologias que reduzem o tempo de tratamento em até 40% e oferecem mais conforto aos pacientes”, comenta Dr. Alexandre Ravani, especialista em harmonização orofacial e CEO da PróRir.
Atualmente com 20 unidades no Rio de Janeiro, a PróRir estruturou a sua expansão para o modelo de cotas, um projeto inovador no segmento, pois permite a abertura de três ou quatro unidades franqueadas simultaneamente, atraindo investidores interessados em participar do negócio, mas sem operar diretamente na franquia. Com isso, a expectativa da empresa é chegar a 30 unidades e faturar R$ 22 milhões em 2025.
“Com mais clínicas abertas, teremos a oportunidade de ampliar os atendimentos, especialmente os ortodônticos, levando tratamentos de alto nível e preços acessíveis para vários municípios brasileiros. Nosso objetivo é deixar o sorriso dos brasileiros cada vez mais bonito e saudável”, finaliza Ravani.