As ações da campanha Maio Amarelo em Piracicaba mobilizaram agentes da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, em parceria com o 10º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI), a Polícia Militar Rodoviária e o Detran-SP, para reforçar a segurança viária no município. Ao todo, entre os dias 7 e 30 de maio, 197 veículos foram fiscalizados, sendo 39 automóveis e 158 motocicletas.
Durante as operações, foram lavrados 76 autos de infração de trânsito, realizadas seis aferições de ruído e efetuadas 17 remoções de veículos ao pátio. A campanha priorizou ações educativas e preventivas, com foco na orientação dos motoristas e motociclistas, buscando reduzir o número de acidentes e promover maior conscientização sobre o respeito às leis de trânsito.
As abordagens ocorreram em avenidas de grande fluxo da cidade e abrangeram a fiscalização de escapamentos adulterados, licenciamento vencido, habilitação fora da validade e condições gerais de conservação dos veículos. Também foram verificadas outras irregularidades e prestadas orientações aos condutores.
A programação incluiu operações como a Fecha Quartel, no dia 7 de maio, além de campanhas educativas promovidas em conjunto com o Detran-SP nos dias 8 e 19. Já nos dias 9 e 23, foi realizada a Operação Hércules, e, nos dias 12 e 30, ações de conscientização foram conduzidas com o apoio da Polícia Militar Rodoviária.
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito, e Piracicaba reforça, a cada edição, seu compromisso com a segurança de todos os usuários das vias públicas.