Domingo, 22 de Junho de 2025
17°C 26°C
São Pedro, SP
Publicidade

Jogos Interescolares de São Pedro promove esporte, cooperação e cidadania

Por: Redação
30/05/2025 às 22h15
Jogos Interescolares de São Pedro promove esporte, cooperação e cidadania
Divulgação

Com mais de 30 anos de tradição, os Jogos Interescolares de São Pedro chega à edição de 2025 reunindo aproximadamente 3 mil alunos de 11 instituições de ensino das redes municipal, estadual e privada. As competições contemplam 13 modalidades esportivas e mobilizam estudantes em dois grupos: categoria A (nascidos até 2014) e categoria B (nascidos até 2010).

A cerimônia de abertura ocorreu na última segunda-feira, dia 26, no Ginásio Municipal Antonio Carlos Siloto Filho, o Bordadão, e foi marcada por emoção, cultura e espírito esportivo. O evento contou com a presença de autoridades municipais, do Coral Municipal Dorothéa Bená Ghirotti e da equipe do Tiro de Guerra. Cada escola apresentou uma performance artística, e a pira simbólica foi acesa por Janice de Fátima Barbosa, atleta são-pedrense que integrou a equipe que conquistou a primeira medalha de ouro para o município nos Jogos Regionais de 2009, no futebol feminino.

A competição inclui desde modalidades tradicionais até esportes contemporâneos, como Atletismo, Basquete, Handebol, Vôlei Adaptado, Vôlei de Praia, Voleibol, Skate, Futsal, Futebol Society, Jogos de Tabuleiro, Queimada, Tênis de Mesa e Natação.

Estão participando da edição 2025 alunos das Emebs Abdala Rahal Farhat Neto, Benedito Modesto de Paula, Celso de Melo, Gentila Iolanda Silva Frare, Guido Dante, Gustavo Teixeira, Joaquim Norberto de Toledo, Professora Maria de Fátima do Amaral e Professora Ondina Mendes Parreira, além da Etec Gustavo Teixeira e do Colégio Poliedro.

O novo formato dos Jogos Interescolares reforça a proposta pedagógica de promover não apenas o rendimento esportivo, mas valores essenciais à formação dos estudantes, como respeito, empatia, cooperação e senso de pertencimento.

“Os jogos escolares fazem parte do calendário esportivo da cidade há mais de 32 anos, desde 1993. Ao longo do tempo, passaram por enfoques competitivos, cooperativos e lúdicos. Hoje, buscamos uma ação que una todos esses aspectos e promova o desenvolvimento esportivo, cultural e socioemocional dos alunos”, afirmou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Marcelo Vieira.

Para o secretário, essa é uma edição mais humanizada dos Jogos, com olhar voltado à inclusão e à formação de cidadãos. “Queremos que os educandos se sintam parte de um processo maior, onde a ética, a participação coletiva e a cidadania caminhem junto com o esporte”, completou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias