Campinas recebe, no dia 5 de junho, o segundo evento do ciclo “Encontro de Líderes do Turismo de Campinas e Região” sobre turismo LGBT, uma iniciativa da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) em parceria com a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil. A ação é voltada para 150 pessoas entre profissionais do setor, gestores públicos e privados, empresas e guias de turismo. As inscrições são gratuitas e online (link no final do texto)
O objetivo do evento é oferecer conteúdos atualizados sobre as tendências do turismo LGBT, além de orientar sobre a criação de ambientes inclusivos, cases positivos e negativos do segmento, letramento (termos, informações e dados) e formas de atendimento. A primeira cidade a receber o treinamento foi a Estância Turística de Santos, no Museu Pelé.
Durante o encontro, líderes e gestores serão estimulados a repensar práticas e políticas voltadas à diversidade no setor. Já os profissionais que atuam diretamente com o público terão acesso a informações sobre as necessidades específicas desse perfil de turista, boas práticas e letramento adequado. Para Ricardo Gomes, presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, a descentralização da informação é um passo essencial para o fortalecimento do turismo inclusivo. “É fundamental levar esse conhecimento para além da capital, promovendo um ambiente mais acolhedor e profissional em todas as regiões do estado”, afirma.
“Queremos, junto com o Turismo do Estado, levar conhecimento, tendências e informações relevantes para o interior, a fim de que o Estado de São Paulo esteja preparado para receber o turista LGBT sem preconceito, com qualidade e entendendo a importância da qualificação. É um orgulho seguir propondo ações afirmativas na construção de um turismo LGBT de qualidade, encontrando solo fértil na Secretaria de Turismo, com o apoio incondicional do secretário Lucena e de sua equipe.”
O turismo LGBT é um dos mais promissores para o Estado. “São Paulo é o estado mais completo e diverso para o turista. Nosso time de técnicos segue incansável para entregar programas e iniciativas que atendam a todos os segmentos e o LGBT, um dos que mais cresce no Estado, carecia de um bom projeto. Por isso trouxemos a Câmara de Comércio e Turismo LGBT para juntos desenharmos o melhor projeto para nossos turistas e toda a cadeia deste segmento”, diz Roberto de Lucena, secretário da Setur-SP.