Demonstrando atenção às necessidades da população e compromisso com a humanização do atendimento em saúde, o prefeito de São Pedro, Thiago Silva viabilizou a retomada do fornecimento de medicamentos na UMIS – Unidade Mista e Integrada de Saúde. O serviço, que estava suspenso há cerca de 15 anos, volta a funcionar a partir desta semana, facilitando o acesso dos usuários do SUS aos remédios prescritos nas consultas médicas.
A sala de medicamentos da UMIS funcionará de segunda a sexta-feira, das 07h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00, atendendo diretamente os pacientes que realizam consultas no local – que concentra o maior número de atendimentos da rede municipal de saúde.
A secretária especial de Atenção Básica, Tatiane França, ressaltou a importância da iniciativa:
“É um salto importante na qualidade do atendimento, já que a UMIS, com fluxo intenso de usuários, não oferecia este serviço. Agora, os pacientes têm mais agilidade, conforto e comodidade na retirada dos seus medicamentos”.
A entrega de medicamentos controlados e de alto custo continuará sendo realizada exclusivamente na Farmácia Municipal Central, localizada na Rua Epaminondas de Azevedo Aguiar, nº 101, no bairro Santa Cruz.
Com essa ampliação, os medicamentos com receita médica do SUS podem ser retirados em todas as Unidades Básicas de Saúde: Primavera, Nova São Pedro, Alpes das Águas, Bela São Pedro, Dorotheia, São Francisco, São Dimas, Santo Antônio e, agora, novamente na UMIS.
A decisão reforça a sensibilidade da gestão Thiago Silva, que vem priorizando o cuidado com a saúde da população, investindo em melhorias estruturais e em ações que aproximem os serviços públicos da comunidade. A descentralização da farmácia básica é uma resposta concreta às demandas da população por mais eficiência e dignidade no atendimento.
"A saúde é uma das maiores prioridades na nossa gestão, e garantir mais conforto, agilidade e acesso aos serviços é um compromisso que assumimos com a população. A retomada da entrega de medicamentos na UMIS, após tantos anos, é mais do que uma medida administrativa, é uma resposta concreta ao que os moradores realmente precisam no dia a dia. Seguimos trabalhando com responsabilidade e sensibilidade, ouvindo e dentro das possibilidades atendendo as demandas e buscando soluções que melhorem a vida das pessoas", afirmou Thiago Silva.