No início deste mês, durante a 16ª Sessão da Câmara Municipal de Brotas, a vereadora Jane Suzegan trouxe à tona uma questão de grande relevância social: a necessidade de um protocolo mais eficiente para a oferta de medicamentos às crianças atendidas no Centro de Atendimento Educacional (CAED) e nas unidades de saúde (PSF, UBS e CAC). A proposta está detalhada na Indicação 393/2025.
Jane Suzegan destacou que, atualmente, o acesso a medicamentos se dá por três vias: distribuição gratuita pela farmácia municipal, solicitação administrativa com análise técnica, ou via judicial. Contudo, a burocracia e a dificuldade no acesso têm impactado diretamente o tratamento de crianças que dependem de medicações contínuas e essenciais para sua saúde e desenvolvimento.
A vereadora expressou sua preocupação com a situação. "Escutar uma mãe dizendo que precisa de uma caixinha de remédios porque não tem condições de comprar e a gente não tomar uma atitude diante disso não é aceitável", afirmou, ressaltando que, juntamente com o vereador Nilton do Guincho, esteve no CAED para verificar os desafios do protocolo atual.
Como solução, Jane Suzegan propõe a criação de um protocolo municipal mais bem estruturado e ágil para atender a essas crianças. "Propusemos que, assim como já existe no Estado o protocolo de medicamentos excepcionais, possamos criar em Brotas um protocolo próprio, construído de forma integrada entre a Secretaria de Saúde, o CAED e outros setores envolvidos, garantindo mais agilidade, equidade e dignidade no cuidado com essas crianças", explicou.
A Indicação nº 0393/2025 é uma iniciativa conjunta de Jane Suzegan, com os vereadores Nilton do Guincho e Maryan Salla, demonstrando o compromisso do legislativo brotense com a saúde e o bem-estar da população infantil.