O mês de maio, dedicado à conscientização contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, culminou em uma importante ação em Rio das Pedras. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) promoveu uma caminhada reunindo centenas de pessoas com o objetivo de fortalecer o combate a essa grave violação de direitos.
Ao longo do mês, diversas iniciativas educacionais foram realizadas, levando informações sobre prevenção e canais de denúncia para crianças e jovens da cidade. A caminhada marcou o ponto final dessa intensa campanha, partindo do CRAS e seguindo até a praça do bairro Victório Cezarino.
No encerramento da caminhada, os participantes do CRAS e demais envolvidos receberam explicações sobre como identificar um possível abuso sexual, como se prevenir e, o mais importante, como denunciar. A apresentação foi dinâmica e engajadora, utilizando recursos como músicas, teatro de fantoches, coreografias e até mesmo uma apresentação de karatê, tornando a mensagem acessível e impactante para todos.
“A luta contra a pedofilia e a exploração sexual de crianças e adolescentes é uma responsabilidade de toda a sociedade. Se você souber de qualquer caso de abuso ou exploração sexual, denuncie anonimamente ligando para o número 100. A proteção de nossas crianças e adolescentes depende da nossa atenção e ação”, ressalta a responsável pelo CRAS.