No último dia 16 de maio, foi publicado o Decreto nº 4.593, de 29 de abril de 2025, que nomeia os novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) do Município de Ipeúna.
A nomeação foi feita pela prefeita Maria Luisa Zanoni Prata, com base no artigo 7º da Lei Municipal nº 481, de 28 de novembro de 1997, e tem como objetivo recompor o Conselho para o cumprimento de mais um mandato.
O CMAS é um órgão de controle social responsável por fiscalizar, acompanhar e deliberar sobre a política de assistência social no município, sendo composto por representantes do poder público e da sociedade civil.
Conforme o decreto, os representantes do poder público nomeados são: Karina Lima Pavão (titular) e Juliana Aparecida dos Santos Brito (suplente), pela Secretaria Municipal de Promoção Social; Márcia Marcatto (titular) e Rafael de Araújo Artungui (suplente), pela Secretaria Municipal de Saúde; e Giovana Maria Tonon (titular) e Sandra Marcato da Silva (suplente), pela Secretaria Municipal de Educação.
Já os representantes da sociedade civil nomeados foram: Lays do Nascimento Faria (titular) e Eliana Madasqui (suplente), pelos trabalhadores do SUAS; Afonso Paseto (titular) e Laísa Magrini de Godoy (suplente), pelas entidades e organizações de assistência social; e Idevaldo Prata (titular) e Aparecida Neusa Ferreira Deliberali (suplente), como representantes dos usuários da assistência social.
O mandato dos conselheiros será de dois anos, contados a partir de 6 de abril deste ano, conforme retroatividade prevista no decreto.
Os trabalhos exercidos pelos membros do CMAS não serão remunerados, mas são reconhecidos como de relevante interesse social, reforçando o compromisso da gestão municipal com a participação cidadã e a transparência na condução das políticas públicas voltadas à área social.