O presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Brotas, vereador Fábio Roberto Bueno, apresentou durante a 19ª sessão ordinária da Câmara Municipal, a Indicação nº 440/2025 propondo a realização de estudos sobre a possibilidade de transferir o Programa de Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para a Secretaria Municipal de Saúde.
A sugestão, de acordo com o vereador, visa otimizar a gestão do programa, tendo em vista a estreita relação entre o controle de zoonoses e a saúde pública.
Na justificativa apresentada, ele argumenta que a Secretaria Municipal de Saúde dispõe de estrutura mais consolidada e capacitada para lidar com ações preventivas, campanhas de vacinação e controle de doenças transmitidas por animais.
“A gestão eficiente do controle de zoonoses e do bem-estar animal está intrinsecamente ligada à saúde pública, demandando ações integradas e suporte técnico especializado. A mudança de pasta permitiria respostas mais ágeis às demandas da população e reforçaria a atuação do município na promoção do bem-estar animal”, destacou o presidente do Poder Legislativo.
Ele reforça a importância de que sejam feitas as devidas adequações orçamentárias para viabilizar a transição de forma eficaz e responsável.