Sábado, 14 de Junho de 2025
12°C 24°C
São Pedro, SP
Publicidade

Rumo à sustentabilidade: Prefeitura institui plano municipal de educação ambiental em Charqueada

Por: Redação
23/05/2025 às 07h45 Atualizada em 26/05/2025 às 11h15
Rumo à sustentabilidade: Prefeitura institui plano municipal de educação ambiental em Charqueada
Divulgação

Um passo fundamental para a construção de um futuro mais verde e consciente foi dado em Charqueada. O prefeito Rodrigo Arruda encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 14/2025, que institui o Plano Municipal de Educação Ambiental (PEMA). Esta iniciativa marca um compromisso sério da administração municipal com a promoção de uma cultura ambiental crítica, participativa e sustentável em toda a cidade.

O PEMA tem como objetivo promover ações educativas formais, não formais e informais que visam integrar as dimensões sociais, ambiental, econômica, política e cultural no município. Em outras palavras, o plano busca ir além da sala de aula, alcançando todos os setores da sociedade para construir uma "eco cidadania".

A execução do PEMA deverá ter um esforço conjunto envolvendo todos os setores da sociedade. Sob a coordenação das secretarias Municipais de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos, e Educação, o plano deve contar com participação de outros órgãos públicos, instituições de ensino, entidades da sociedade civil e conselhos municipais, com destaque para o COMDEMA. Essa abordagem colaborativa é essencial para garantir que as ações de educação ambiental sejam abrangentes e eficazes.

O PEMA será construído com base em diagnósticos socioambientais específicos do município, garantindo que as ações sejam relevantes e impactantes para Charqueada. Além disso, estará alinhado à Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/1999), às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Essa base sólida assegura uma abordagem plural e integrada em todos os contextos educativos.

Formando cidadãos para a sustentabilidade: A implementação do PEMA visa consolidar políticas públicas permanentes que incentivem a formação de uma cidadania ativa e engajada com as questões ambientais. A ideia é estimular práticas pedagógicas e sociais voltadas à sustentabilidade, fortalecendo a gestão participativa na área ambiental.

A relevância do tema e a importância de sua institucionalização para garantir a continuidade, legitimidade e efetividade das ações foram os principais motivos que levaram o prefeito Rodrigo Arruda a submeter o projeto de lei. Com o PEMA, Charqueada reforça seu compromisso com a educação ambiental, investindo na formação de cidadãos conscientes e preparados para construir um futuro mais sustentável para todos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias