Nesta terça-feira, dia 20, a prefeita de Ipeúna, Maria Luisa Zanoni Prata, sancionou a Lei nº 1.771/2025, que concede revisão salarial e aumento real aos servidores da Administração Municipal.
A lei foi aprovada na segunda-feira, dia 19 pelo Poder Legislativo Municipal.
O reajuste, que passa a valer retroativamente a partir de 1º de maio, será aplicado aos empregos permanentes, empregos em comissão e funções gratificadas.
Conforme o Artigo 1º da nova legislação, o reajuste total é de 6%, sendo 5,32% referentes à recomposição salarial, com base no INPC-IBGE acumulado de maio de 2024 a abril de 2025, e 0,68% a título de aumento real.
A medida visa manter o poder de compra dos servidores e valorizar o funcionalismo público municipal.
A lei não se aplica aos servidores que foram beneficiados pelo Decreto nº 4.561, de 2 de janeiro de 2025, que trata de situações específicas.
Segundo a legislação, as despesas com a implementação do reajuste serão cobertas com recursos do orçamento vigente, podendo ser suplementadas se necessário, conforme estabelecido no Artigo 2º.
A nova lei já está em vigor, com efeitos financeiros retroativos ao início do mês de maio.
Essa ação acontece após a apresentação da indicação número 077/2025 apresentada durante a sessão ordinária realizada em 26 de março de 2025.
“Fico muito feliz pela aprovação desse projeto de lei, mas também porque a prefeita Maria Luisa atendeu a minha reivindicação que visa melhorar o poder de compra dos nossos servidores, haja visto que os preços têm subido muito a quem dos salário”, disse o parlamentar.