Até 8 de junho, ruas e praças de 132 municípios do interior, litoral e da Grande São Paulo, além de São Miguel Paulista, bairro paulistano que integra o Plano de Expansão do Sesc, serão palco da 17ª edição do Circuito Sesc de Artes 2025. Em seis fins de semana consecutivos,
sempre aos sábados e domingos, o público poderá vivenciar gratuitamente 840 sessões de atividades que atravessam nove linguagens artísticas e culturais: artes visuais e tecnologias, cinema, circo, dança, literatura, música, teatro, turismo e valorização social.
A iniciativa é uma realização do Sesc São Paulo em parceria com as prefeituras municipais e sindicatos do comércio de bens, serviços e turismo locais. Ao todo, 23 unidades estão envolvidas na realização do projeto. A região que contempla o Sesc Piracicaba recebe uma série de atividades que vai passar por Cerquilho (24 de maio) e Araras (25 de maio).
A programação valoriza a produção cultural das regiões participantes, com forte presença de artistas e coletivos que atuam fora da capital. Uma das linhas curatoriais que se fortalece nesta edição, em um movimento realizado nos últimos anos e que agora se consolida, é a quantidade de artistas das regiões atendidas: são 42 grupos de cidades da Grande São Paulo, interior e litoral paulistas, de um total de 76 atrações.
Roteiro 5
No universo dos grafismos, os artesãos Lu Ahamy e Awa Mbarete, de Campinas, conduzem a oficina Grafismos, suas Tintas e seus Significados, onde compartilham a tradição de decorar pequenos piões, brinquedos comuns em algumas culturas originárias. A arte visual se encontra com a tecnologia na oficina Livro para Guardar Miudezas com o grupo Mínimo Diário, onde artistas visuais de São Paulo incentivam a criação de livros artesanais, unindo escrita, desenho, narrativa oral e técnicas de encadernação.
A linguagem circense é presente com a intervenção Ilusionismo Close Up, de Caio Ferreira, artista de São Carlos. O performer realiza "mágicas de proximidade", que são aquelas feitas bem próximas ao público. A literatura é destaque na atividade de contação de histórias em Piqueniques Literários em Tapetes Voadores, com o grupo Ler é uma Viagem, de Itu. A cia apresenta a história "Chocados, uma História de Galinhas”, que aborda a temática do cuidado na relação entre adultos e crianças.
A música está na apresentação da DJ Bayo, multiartista de Bauru. Seu setlist mistura elementos da cultura preta com sonoridades contemporâneas e alternativas. O samba é celebrado no espetáculo musical Hoje Tem Samba, de Aninha Barros e Grupo Samba D'Aninha, de
Piracicaba. A cantora interpreta clássicos do gênero e canções de seus álbuns, incluindo Neguinha, presente de Moacyr Luz.
O teatro marca presença com a peça Bitita – Para Não Esquecer, da Cia. Cênica, de São José do Rio Preto. Inspirada no livro Diário de Bitita, de Carolina Maria de Jesus, a peça acompanha a infância de Bitita, uma menina preta da periferia com uma visão de mundo particular. A narrativa levanta questões sobre a infância e a construção de um futuro melhor.
Serviço:
Circuito Sesc de Artes 2025
Até 8 de junho, sábados e domingos.
Programação completa no site sescsp.org.br/circuitosescdeartes
Em caso de chuva, verifique o novo local.
Roteiro 5
Cerquilho (24 de maio, 16h às 20h)
Praça da Matriz - Praça Presidente Kennedy, s/n
Araras (25 de maio, 17h às 21h)
Praça Barão de Araras - Rua Francisco Leite, s/n – Centro