Sábado, 14 de Junho de 2025
12°C 24°C
São Pedro, SP
Publicidade

Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro sedia etapa do Sabor de São Paulo com festival gastronômico aberto à comunidade

No sábado, 17/5, a partir das 11h, o evento recebe a população com exposição e comercialização de diversos produtos artesanais, restaurantes de destaque da culinária local, além de shows com ritmos regionais

Por: Redação
16/05/2025 às 11h11 Atualizada em 26/05/2025 às 11h12
Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro sedia etapa do Sabor de São Paulo com festival gastronômico aberto à comunidade
Divulgação

O Centro Universitário Senac – Água de São Pedro, sedia nos dias 16 e 17 de maio, a etapa regional do Festival Gastronômico Sabor de São Paulo 2025, evento que exalta a gastronomia, um dos setores que mais movimentam o turismo no estado. O evento que vai percorrer 13 Rotas Gastronômicas e chega à região turística da Serra do Itaqueri, é promovido pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) em parceria com o Mundo Mesa, núcleo de inteligência em gastronomia; e Senac São Paulo, instituição referência da área. 

O chef anfitrião dessa etapa será Rodrigo Martins, com passagem por diversos empreendimentos gastronômicos no Brasil e no exterior, o chef lidera uma aula-show na sexta-feira (16/5) para profissionais ligados ao turismo gastronômico, no Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro. A apresentação tem como objetivo exaltar a culinária da região e encerrar um dia de palestras de capacitação com temas como segurança alimentar, turismo rural, entre outros.

Além de mostrar como é possível transformar ingredientes locais, mais simples e fáceis de serem encontrados, em pratos saborosos e sofisticados, o chef busca incentivar o empreendedorismo, valorizando a própria identidade. Na aula, Rodrigo prepara quirera de milho com cupim dourado e flambado na cachaça.

No sábado, dia 17, a partir das 11h, o Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro, abre suas portas ao público, que poderá saborear as delícias da região com a exposição e venda de diversos produtos artesanais, restaurantes de destaque da culinária local, além de shows com ritmos regionais com Kauê Banda e o grupo Chorões da Velha Guarda. Ao todo, serão 13 estandes, entre restaurantes e produtores de alimentos e bebidas.

“Como um dos maiores centros educacionais no setor de gastronomia, hospitalidade e turismo, nosso principal objetivo é contribuir com o fomento de inciativas que valorizem a gastronomia local e profissionalizem, cada vez mais, produtores e empreendedores deste segmento. Entendemos que as rotas de turismo gastronômicos são essenciais para fortalecer a economia local e  promover outros atrativos turísticos, tão importantes da nossa região”, diz Maíra Latorre Lopez, Diretora do Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro.

Produtores convidados: 

Apiário João do Mel (Pirassununga/SP)

 Apiário Serra do Itaqueri (Charqueada/SP) 

Jaracatiá Doce e Arte (São Pedro/SP) 

·Sítio Nelson Guerreiro (Brotas/SP) 

Fábrica Di Pamonha (Charqueada/SP) 

Sítio Coloninha (São Pedro/SP)

Café Tirol (Piracicaba/SP)

Restaurantes convidados:

Cervejaria HZB (São Pedro/SP)

Seu Gin (São Pedro/SP)

Oficina do Churrasco (São Pedro/SP)

Café Vasselo (Torrinha/SP)

Betins Laticínios (Piracicaba/SP)

Restaurante Porto do Sol (Piracicaba/SP)

Restaurante do Lago (Águas de São Pedro/SP)

Sobre o programa Sabor de São Paulo

O Sabor de São Paulo é um programa de valorização da gastronomia do estado, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, realizado por meio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com o Mundo Mesa e o Senac São Paulo, que apresenta, em 13 Rotas Gastronômicas distribuídas por regiões do interior e litoral, os caminhos percorridos por diversos alimentos artesanais, do campo à mesa do consumidor.

O programa divulga o vasto cenário gastronômico que existe fora da capital, mostrando o dedicado trabalho de produtores regionais e estabelecimentos comerciais, facilitando a compreensão da cadeia de produção do turismo paulista por meio da gastronomia. Entre julho de 2023 e novembro de 2024 foram visitadas 35 regiões turísticas que integram as Rotas Gastronômicas pelo Sabor de São Paulo. Ao todo, 8.060 pessoas participaram dos festivais regionais e 1.405 estiveram (verificar o dado atualizado com Andrezza, por favor) presentes em capacitações de produtores, profissionais da gastronomia e do turismo de 301 municípios mapeados. O programa também tem apoio de instituições como Sebrae, Faesp, Senar, Aprecesp, Amitesp, prefeituras locais, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e do Fundo Social. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias