A Prefeitura de Charqueada está promovendo ao longo de todo o mês de maio a campanha “Maio Laranja - Faça Bonito”, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio.
Em 2025, a mobilização nacional completa 25 anos de história desde sua criação por meio da Lei Federal nº 9.970/00. A data é um marco na luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes, sendo lembrada por milhares de municípios em todo o país.
Em Charqueada, a campanha é organizada pelo CRAS - Centro de Referência de Assistência Social e pelo Serviço de Proteção Especial, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção, da denúncia e do enfrentamento a qualquer forma de violência sexual contra o público infantojuvenil.
A programação envolve uma série de ações educativas nas escolas da rede municipal e também atividades abertas à comunidade.
Para a Educação Infantil, estão sendo realizadas apresentações de teatro de fantoches e música educativa nos períodos da manhã e da tarde.
As unidades contempladas são: EMEB “Prof. Deoclécio Soave”, que recebeu a ação na terça-feira da semana passada, dia 06, EMEB “Prof. Erotides de Campos”, que recebeu a ação na quinta-feira da semana passada, dia 8, Creche Municipal “Palmyra Turchi”, que recebeu a ação nesta segunda-feira, dia 12, Escola de Educação Infantil “Chapeuzinho Vermelho” nesta terça-feira, dia 13.
As demais escolas são: EMEB “Profª Danúzia da Silva Furlan” na próxima segunda-feira, dia 19 e na EMEB “Roberto de Moraes” na próxima terça-feira, dia 20.
Já para os alunos do ensino fundamental I, aconteceu ontem, dia 15, a apresentação da Companhia Teatral Mandrágora, nas seguintes escolas: EMEB “Braz Giuseppe Fedrigo”, EMEB “Antonio Furlan”, EMEB “José Pedro Mariotti”, CAPEC e EMEB “Prof. Erotides de Campos”.
A campanha também reserva espaço para a participação do público geral.
Ontem (quinta-feira), dia 15, o CRAS de Charqueada, localizado na Avenida Ítalo Lorandi, nº 38, no Centro, sediou às 9h30 uma roda de conversa e, em seguida, às 10h15, um espetáculo teatral com a Cia Mandrágora, como forma de ampliar o debate sobre o tema com a comunidade.
A Prefeitura reforça a importância da denúncia como um ato de proteção.
Em casos de suspeita ou confirmação de abuso ou exploração sexual contra crianças e adolescentes, a população deve acionar os canais oficiais: Disque 100 (anônimo), Conselho Tutelar ou Polícia Civil. A mobilização do Maio Laranja reforça que a proteção da infância é responsabilidade de todos.