Sábado, 14 de Junho de 2025
12°C 24°C
São Pedro, SP
Publicidade

Sesi-SP estreia no Campeonato Paulista de Futebol Feminino Sub-15

Por: Redação
16/05/2025 às 18h30
Sesi-SP estreia no Campeonato Paulista de Futebol Feminino Sub-15
Divulgação

A estreia está marcada para amanhã, sábado, 17/05, às 15h00, contra o Botafogo de Ribeirão Preto. O duelo acontece no estádio do CAT Sesi Rio Claro. Os ingressos para o jogo são gratuitos e podem ser reservados pela plataforma Meu Sesi, acessando www.sesisp.org.br/eventos. Os Interessados devem realizar o cadastro no site e selecionar a unidade Rio Claro para garantirem as entradas.

A equipe está no Grupo 2, ao lado de Botafogo, Corinthians, Ferroviária, Flamengo de Guarulhos, Meninas em Campo, Sfera e Taubaté. Os quatro primeiros da chave avançam para a segunda fase da competição estadual.

Desde agosto de 2023, o futebol feminino do Sesi-SP vem se organizando com investimentos em infraestrutura, formação do corpo técnico e formação de talentos.

Segundo a coordenadora de desenvolvimento esportivo do Sesi-SP, Mirella Cagliari, a federalização e a competição representam o crescimento do futebol feminino no estado. "Essas conquistas são frutos do caminho sólido que estamos criando para a formação de atletas", afirma.

A modalidade é oferecida de forma gratuita e já conta com 1.766 alunas e atletas, de 6 a 15 anos, distribuídas entre os níveis de participação, aperfeiçoamento e rendimento transição, do Programa Sesi Esporte, por 15 cidades* do interior, litoral e região metropolitana de São Paulo.

A atacante Manuela Avelar Coitinho, de 14 anos, se sente privilegiada em poder praticar futebol. "Jogo desde pequena, amo muito esse esporte e almejo representar o Sesi nas competições", diz.

Já a volante Nicole Bagatin Oliveira, de 14 anos, diz deseja atuar fora do país. "Meu sonho sempre foi cursar medicina em outro país. Acredito que, com o futebol, tenho mais chances de ingressar em uma universidade, pois posso conquistar uma bolsa por meio do esporte", conta. 

A preparação para a competição começou em janeiro, com a pré-temporada, avaliações físicas integradas à inteligência esportiva do Programa Sesi Esporte e treinos regionais e estaduais, além de amistosos enfrentando Meninas em Campo, Ituano, Lemense, Corinthians e Portuguesa. A responsável pelo processo é a técnica Beatriz Margutti, que destaca a força do projeto e as expectativas para a estreia no campeonato. 

"Queremos colocar em prática tudo o que trabalhamos, desde a criação do futebol feminino no Sesi-SP. Sabemos da capacidade das equipes adversárias, mas estamos prontas para competir em alto nível, com a formação de talentos e a oportunidade para que mais mulheres ocupem espaços de protagonismo no esporte", ressaltou. 

Além da formação de atletas, a instituição tem um compromisso sólido em ampliar a participação feminina nos cargos de liderança esportiva. O Sesi-SP conta com uma equipe interdisciplinar composta por 71% de mulheres. São 21 profissionais, entre eles 14 treinadoras e uma coordenadora de desenvolvimento esportivo, que atuam de forma integrada e colaborativa nas decisões.

De acordo com o gerente de esporte e lazer do Sesi-SP, André Avallone, o projeto do futebol feminino faz parte da estratégia nacional para a Copa do Mundo Feminina e do desenvolvimento da modalidade no país, em parceria com o Ministério do Esporte. "Queremos ser protagonista desse movimento, pois nosso objetivo é o fortalecimento social e esportivo, transformando vidas dentro e fora dos campos", destacou. 

Para isso, o Programa Sesi Esporte assinou um termo de cooperação, em 2023, com o Ministério do Esporte, a fim de criar núcleos de futebol feminino e ensinar à prática gratuitamente, além de levar a candidatura do Brasil como sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2027.

Atualmente, o futebol feminino é desenvolvido nas seguintes unidades do Sesi-SP: Osasco, Rio Claro, Mauá, Campinas, Diadema, Itu, Jaú, Limeira, Marília, Matão, Mogi Guaçu, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Tatuí.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias