A Câmara Municipal de Piracicaba recebe, entre os dias 12 a 30 de maio, a exposição gratuita "Vivências criativas no trabalho social: a arte em ser um trabalhador do SUAS — Sistema Único de Assistência Social".
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, com o apoio da Câmara e do Mandato Coletivo A Cidade é Sua. O lançamento oficial, com apresentação de palestras, será na próxima segunda-feira, 12/05, às 14h, no Salão Nobre da Câmara Municipal.
A mostra apresenta o resultado de um percurso formativo realizado pelas equipes dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas I, II e III), entre os meses de janeiro e maio de 2025.
Durante esse período, as equipes participaram de encontros voltados ao uso de fazeres manuais e experiências artísticas como ferramentas de apoio no atendimento do trabalho social. Foram produzidos durante a formação diversos trabalhos com cartas e cartões postais, mapas afetivos, fotografia, bonecas abayomi, entre outras artes.
De acordo com a servidora e curadora da exposição, Fernanda Souza, da Secretaria de Assistência, o objetivo da formação foi propor novas formas de expressão de sentimentos, incentivar o fortalecimento de vínculos entre os participantes e oferecer subsídios teóricos e práticos para a ampliação de metodologias utilizadas no cotidiano profissional.
"A exposição traz o resultado dessa formação e serve para nos ajudar a divulgar os serviços da assistência social, fundamentais para o enfrentamento da violência e da desigualdade social, que refletem grandemente no nosso município. Os Creas têm um papel fundamental no enfrentamento a essas questões e queremos que este serviço chegue a todas as pessoas que dela precisem, para que essa política pública obtenha mais reconhecimento e seja compreendida pela população", afirma.
A abertura oficial da exposição, na próxima segunda-feira, 12/05, a partir das 14h, no Salão Nobre da Câmara, será seguida de três palestras realizadas pela equipe dos Creas, que trarão reflexões sobre o processo de formação e dos aprendizados obtidos com essa pesquisa.