Sábado, 14 de Junho de 2025
12°C 24°C
São Pedro, SP
Publicidade

Novos números mostram cenários das eleições em São Paulo

Por: Redação
09/05/2025 às 14h30

Foi divulgado nesta terça-feira, dia 06, um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, que mostra diversos cenários, sendo um deles para o Senado Federal, outro para governador e outro para Presidente, todos no Estado de São Paulo. A pesquisa, em relação ao Senado Federal, quando serão disputadas duas vagas, mostra o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL) e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), como favoritos para o Senado pelo Estado.

No ano que vem, o país renovará 54 cadeiras da Casa, com a eleição de dois nomes por estado, o que também acontecerá em São Paulo. Eduardo já aparecia à frente em uma pesquisa do instituto de fevereiro, que não levava em conta o nome do vice de Lula  (PT), que nesta sondagem já apareceu empatado. Eduardo Bolsonaro e Alckmin estão tecnicamente empatados nas intenções de votos, com 36,5% e 34,6%, respectivamente. A margem de erro é de 2,5%. Também foi investigado o cenário eleitoral ao Senado caso o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), decida concorrer ao Senado, sem Alckmin como candidato.

Nessa simulação, o nome do petista também aparece como favorito ao lado de Eduardo, ficando com 32,3% e Eduardo com 36,5%. Além deles, neste mesmo cenário há os seguintes candidatos: Capitão Derrite (PL): 23,6%; Ricardo Salles (Novo): 14,4%; Luiz Marinho (PT): 11,8%; Mara Gabrilli (PSD): 10,8%; Renata Abreu (Podemos): 7,6%; Cezinha de Madureira (PSD): 3,6%; Giordano (MDB): 1,2%; não sabe/ não opinou: 4,1% e nenhum/ Branco/ Nulo: 10,7%. Atualmente Giordano e Mara Gabrilli são os senadores, sendo o que a primeira figura na casa dos 1% e a segunda na casa dos 10%.

O instituto Paraná também mostra que a aprovação do presidente Lula no estado, é de 33,9%, e a desaprovação, de 63,1%, números que praticamente não se alteraram em São Paulo desde fevereiro, e seu governo é considerado ótimo ou bom por apenas 22,2% dos paulistas — a maioria, de 52,8%, considera a gestão do petista ruim ou péssima. Também segundo a pesquisa, Lula aparece 13 pontos percentuais atrás de Jair Bolsonaro em cenário sobre a sucessão presidencial de 2026. O ex-presidente, que está inelegível até 2030, tem 42,6% das intenções de voto, contra 29,1% do petista. Na sequência, aparece o ex-governador Ciro Gomes (PDT), com 9,2%, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), com 3,6%, seguidos pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), 3,2%, e o governador do Pará. Helder Barbalho (MDB), com 0,5%. O atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é o favorito da população do estado para comandar o Palácio dos Bandeirantes após as eleições de 2026, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira 6 pelo instituto Paraná Pesquisas, que mostra também que ele pode vencer ainda no primeiro turno, o que o deixa em difícil situação de escolha para 2026. Além dele, segue, o atual vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB): 21,1%; Erika Hilton (PSOL): 9,4%; Alexandre Padilha (PT): 5,5%; Rodrigo Manga (Republicanos): 4,8%; Paulo Serra (PSDB): 4,0%; Filipe Sabará (sem partido): 0,8% e não sabe / Não respondeu: 4,1%. Além disso, há outros cincos cenários diferentes, mas todos em que o governador está ele segue liderando. Os demais sem ele, seguem com lideranças de Márcio França, em três deles e um deles de Ricardo Nunes (MDB), atual prefeito da Capital. A Paraná Pesquisas entrevistou presencialmente 1.700 eleitores de 85 municípios entre os dias 1º e 4 de maio de 2025. O nível de confiança é de 95%.  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias