Após muitos anos, o cenário para o período de estiagem que se inicia em Rio das Pedras é animador. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) tranquiliza a população, informando que os reservatórios da cidade operam com sua capacidade máxima.
Na última semana, o Superintendente da autarquia, Laércio Rossi (Latuca), divulgou um vídeo com imagens aéreas que comprovam a situação privilegiada dos reservatórios. As imagens mostram que tanto os pontos de captação direta quanto os tanques de armazenamento e distribuição de água atingiram praticamente 100% de sua capacidade.
Essa condição favorável é resultado de uma combinação de fatores. As recentes chuvas contribuíram significativamente para o reabastecimento dos mananciais. Adicionalmente, os investimentos realizados pela autarquia na perfuração de poços artesianos e na substituição de diversas linhas de distribuição têm se mostrado eficazes na redução do desperdício de água, garantindo que o recurso chegue aos lares com maior eficiência.
Diante desse panorama, e a menos que ocorra algum fenômeno natural de proporções atípicas, a população de Rio das Pedras pode ficar tranquila quanto ao abastecimento de água para o restante do ano de 2025. “O SAAE demonstra, com essa situação, os resultados positivos de um trabalho contínuo e de investimentos estratégicos para assegurar a segurança hídrica do município, mas ressalta que a população deve colaborar e fazer uso da água com sabedoria, evitando o desperdício”, disse Latuca.