Quarta, 18 de Junho de 2025
12°C 26°C
São Pedro, SP
Publicidade

Inscrições para o VIII Simpósio de Engenharia Ferroviária terminam em 30 de abril; confira a programação completa

A oitava edição do evento acontecerá nos dias 14 e 15 de maio

Por: Redação
30/04/2025 às 09h15
Inscrições para o VIII Simpósio de Engenharia Ferroviária terminam em 30 de abril; confira a programação completa
Joey Daminelli

As principais instituições brasileiras de pesquisa em transporte ferroviário (UFES, USP, IFSP, Unicamp, UFJF, IME e Unisanta) realizam, nos dias 14 e 15 de maio de 2025, o VIII Simpósio de Engenharia Ferroviária (SEF), no Centro de Convenções da Unicamp, em Campinas (SP). Interessados em participar das discussões e assistir as apresentações de trabalhos técnicos têm até 30 de abril para efetuar a inscrição pelo site www.simposio-ferroviario.com.br. Os artigos aprovados pela comissão científica serão publicados nos anais on-line, com atribuição de DOI, ampliando o alcance das pesquisas.

A programação tem início na manhã de 14 de maio com a abertura sob a condução do professor Auteliano Antunes dos Santos Jr. e a palestra inaugural de Frederico Bussinger, engenheiro e economista com extensa trajetória em logística e gestão pública. Logo após, ocorre a sessão de trabalhos técnicos sobre logística e operações ferroviárias, moderada pelo próprio Bussinger, seguida da palestra da Cátedra de Logística e Operações Ferroviárias, ministrada pelo professor do IME, Luiz Antônio Silveira Lopes. No período da tarde, a sessão de pôsteres antecede a mesa-redonda “Integração Ferroviária: desafios tecnológicos para implantar ferrovias de cargas interligadas”, que reunirá Arthur Sartori (Rumo), André Resende (Vale) e Paulo Oliveira (ANTF). Em seguida, especialistas como Jun Kina e Raidam Fernandes discutem técnicas avançadas de manutenção. O primeiro dia se encerra com a apresentação da Cátedra Under Rail, na qual a professora Daiana Arnold detalha resultados de seu estudo sobre resinas poliméricas para reparo e prevenção de abrasão em dormentes de concreto.

No dia 15 de maio, o professor Roberto Martins de Souza, da POLI-USP. faz a abertura às 9h, sucedida pela palestra “Projetos ferroviários no Brasil: estratégias e perspectivas”, de Lorena Cristina Martins Batista Duarte. Às 9h50, o keynote speaker João Pombo, do Institute of Railway Research da Universidade de Huddersfield, apresenta “Recent Advances in Railway System Dynamics”. A manhã prossegue com a sessão de trabalhos sobre interação roda-trilho, moderada pelo professor Alfredo Gay Neto, que também conduz, ao meio-dia, a palestra da Cátedra Roda-Trilho. Após a segunda sessão de pôsteres, às 14 h ocorre a seção de trabalhos Under Rail, moderada por Antonio Carlos Rodrigues Guimarães. Na sequência, o professor Paulo Roberto Gardel Kurka apresenta a Cátedra Vagões, destacando avanços em projetos estruturais; o moderador é Matheus Valente Lopes. Ainda à tarde, Guilherme Fabiano Mendonça dos Santos conduz a sessão de trabalhos focada em vagões. O evento se encerra com o painel “Os desafios das ferrovias brasileiras 2025-2035”, em que Paulo Roberto de Oliveira Jr. expõe tendências e gargalos, sob mediação do presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate.

Criado em 2011, o Simpósio tornou-se referência nacional para o debate técnico-científico sobre o modal ferroviário, estimulando projetos colaborativos entre universidades, operadoras e indústria. A edição 2025 reforça esse papel ao reunir especialistas de renome, fomentar a publicação de estudos inéditos e apontar caminhos para uma malha mais integrada e eficiente.

As inscrições permanecem abertas até 30 de abril com valores diferenciados para estudantes, profissionais e participantes vinculados às instituições organizadoras. Mais informações: www.simposio-ferroviario.com.br ou pelo e-mail [email protected].

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias