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Automóveis corporativos são estratégia eficaz de retenção de colaboradores, ao melhorar a satisfação e reduzir a rotatividade

Benefícios básicos já não atraem mais profissionais de cargos executivos

Por: Redação
26/04/2025 às 13h00
Automóveis corporativos são estratégia eficaz de retenção de colaboradores, ao melhorar a satisfação e reduzir a rotatividade
Divulgação

No atual cenário corporativo, a competição por profissionais é intensa e muitas empresas buscam benefícios para atrair e reter talentos de alto nível. Eles são importantes diferenciais na composição do pacote de remuneração e a oferta de veículos corporativos como benefício é uma estratégia que tem mostrado resultados positivos tanto para as organizações quanto para os colaboradores.

O mercado de trabalho conta com profissionais cada vez mais criteriosos e capacitados para analisar a importância dos benefícios oferecidos pelas empresas. Por essa razão, os pacotes tradicionais, que incluem assistência médica e vale-refeição, há tempos são vistos como o básico a ser oferecido e deixam de representar algo expressivo e motivador.

Na edição de 2024 da pesquisa anual de benefícios da Robert Half, 97% dos profissionais empregados entrevistados disseram levar os auxílios corporativos em consideração para aceitar, ou não, o emprego. Os RHs que o digam: em 2023, 75% deles já perderam talentos estratégicos no momento da contratação por causa do pacote de benefícios oferecido, de acordo com a Onze, fintech especializada em saúde financeira e previdência privada.

Oferecer um carro como benefício possibilita aos colaboradores terem uma maior mobilidade, conforto e flexibilidade na vida profissional. Além de mais autonomia na rotina diária para gerenciar o tempo de maneira mais eficiente. “É um benefício tangível, que se pode usufruir todos os dias, amenizando os encargos financeiros relativos às despesas pessoais com veículos”, ressalta Heron Gerard, CEO da X-Fleet, empresa de soluções inteligentes em mobilidade corporativa. “Pessoas que se sentem mais satisfeitas aumentam a qualidade de vida e tendem a ser mais felizes, mais comprometidas e mais produtivas no trabalho”, completa.

Receber um veículo corporativo vai além da vantagem financeira, a iniciativa representa um reconhecimento e valorização por parte da empresa e até status, o que aumenta a satisfação e o engajamento no trabalho. 85% dos colaboradores, independentemente do sexo, concordam que os benefícios oferecidos pela empresa influenciam diretamente sua satisfação no trabalho, de acordo com levantamento da consultoria Provokers, de 2024. E, ainda, 86% consideram que empresas que oferecem benefícios inovadores são mais atualizadas e dinâmicas. Ou seja, os números indicam que os benefícios são uma ferramenta de atração e também um fator determinante na motivação e produtividade dos colaboradores.

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