A Prefeitura de Ipeúna anunciou recentemente a abertura das inscrições para o edital da Lei Aldir Blanc, com o prazo de participação encerrado ontem, quinta-feira (24 de abril).
Esta importante iniciativa integra a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), estabelecida pela Lei nº 14.399/2022. A PNAB tem como objetivo fortalecer o cenário cultural em todo o país, oferecendo suporte financeiro aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios ao longo de cinco anos, com início em 2023.
O edital lançado em Ipeúna disponibilizou um montante total de R$ 70.371,23 para o fomento de projetos e iniciativas culturais desenvolvidas no município.
Puderam se inscrever agentes culturais que comprovaram residência ou atuação em Ipeúna ou em cidades vizinhas, desde que possuíssem um mínimo de dois anos de atuação comprovada no setor cultural.
A Prefeitura de Ipeúna enfatizou que a ação tem como meta principal reconhecer e impulsionar a produção artística local, assegurando recursos para fortalecer projetos que promovam a diversidade cultural, ampliem o acesso à cultura e valorizem a rica identidade de Ipeúna.
O processo de seleção dos projetos inscritos seguirá os critérios estabelecidos no edital, garantindo a transparência e a equidade na distribuição dos recursos para o desenvolvimento cultural do município.