Nesta quarta-feira (23) celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para promover a leitura, o livro e a proteção dos direitos autorais.
A data, que marca o dia de nascimento (1564) e de morte (1616) do dramaturgo inglês William Shakespeare, é também uma oportunidade para reforçar a importância dos livros na educação. Tradicionalmente, algumas universidades brasileiras cobram obras da literatura em seus vestibulares. Por isso, é importante que os estudantes planejem as leituras ao longo de sua preparação para as provas.
A Fuvest, que dá acesso à graduação na Universidade de São Paulo (USP), é um dos vestibulares que estipula as leituras obrigatórias.
Veja a lista:
USP (Universidade de São Paulo)
“Opúsculo humanitário” (Nísia Floresta)
“Nebulosas” (Narcisa Amália)
“Memórias de Martha” (Julia Lopes de Almeida)
“Caminho de pedras” (Rachel de Queiroz)
“O Cristo cigano” (Sophia de Mello Breyner Andresen)
“As meninas” (Lygia Fagundes Telles)
“Balada de amor ao vento” (Paulina Chiziane)
“Canção para ninar menino grande” (Conceição Evaristo)
“A visão das plantas” (Djaimilia Pereira de Almeida)
Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)
“Prosas seguidas de odes mínimas” (José Paulo Paes)
“Olhos d’água” (Conceição Evaristo)
“A vida não é útil” (Ailton Krenak)
“Casa velha” (Machado de Assis)
“Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá” (Lima Barreto)
“No seu pescoço” (Chimamanda Ngozi Adichie)
“Morangos mofados – Contos escolhidos” (Caio Fernando Abreu)
“Canções escolhidas” (Cartola)
“Alice no país das maravilhas” (Lewis Carroll)
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
“Quincas Borba” (Machado de Assis)
“O demônio familiar” (José de Alencar)
“Mrs. Dalloway” (Virginia Woolf)
“A visão das plantas” (Djaimilia Pereira de Almeida)
“Niketche: uma história de poligamia” (Paulina Chiziane)
“O avesso da pele” (Jeferson Tenório)
“Mas em que mundo tu vive?” (José Falero)
“A terra dos mil povos” (Kaká Werá)
“Água funda” (Ruth Guimarães)
“Cem anos de solidão” (Gabriel García Márquez)
“Um útero é do tamanho de um punho” (Angélica Freitas)
UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina)
“O outro lado da bola” (Alê Braga, Álvaro Campos e Jean Diaz)
“Solitária” (Eliana Alves Cruz)
“Memórias póstumas de Brás Cubas” (Machado de Assis)
“Parque industrial” (Pagu)
“Mulheres empilhadas” (Patrícia Melo)
“Primeiro de abril: narrativas da cadeia” (Salim Miguel)
UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
“Amor” (Clarice Lispector)
“Senhora” (José de Alencar)
“O quase fim do mundo” (Pepetela)
“Hamlet” (William Shakespeare)
UFPR (Universidade Federal do Paraná)
Obras literárias:
A falência” (Julia Lopes de Almeida)
“Liras de Marília de Dirceu” (Tomás Antônio Gonzaga)
“Noite na taverna” (Álvares de Azevedo)
“O livro das semelhanças” (Ana Martins Marques)
“Quarto de despejo” (Carolina Maria de Jesus)
“O drible” (Sérgio Rodrigues)
“O sol na cabeça” (Geovani Martins)
“Poema sujo” (Ferreira Gullar)
Textos para prova de filosofia:
Platão. A República. Tradução de: Carlos Alberto Nunes. 3. ed. Belém: EDUFPA, 2000. (Livro 1)
Montaigne, Michel. Dos coxos. In: Ensaios, livro 3. Tradução Sérgio Milliet. Coleção Os Pensadores, São Paulo: Abril Cultural, 1984.
Popper, Karl. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Editora Cultrix, 2008. (Cap. 1)
Chaui, Marilena. “Cultura e democracia”. In: Revista latinoamericana de Ciencias Sociales. Año 1, no. 1 (jun.2008). Buenos Aires: CLACSO. MANTIDO
Krenak, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Cia das Letras, 2020
Textos para prova de sociologia:
DAFLON, Verônica; SORJ, Bila (Orgs.). Clássicas do pensamento social: mulheres e feminismos no século XIX. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2021
FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa. Mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Editora Elefante, 2017
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
QUINTANEIRO, Tania; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Marcia Gardênia Monteiro de. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. Mantido
BENTO, Cida. Pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022
Textos para prova de música (para quem for aplicar para o curso):
BENNETT, R. Elementos básicos da música. Rio de Janeiro: Zahar, 1990
BENNETT, R. Forma e estrutura na música. Rio de Janeiro: Zahar, 1986
BENNETT, R. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Zahar, 1986
EDLUND, L. Modus Vetus. Nova Iorque: Chester Music, 1994
LEMOINE, E, CARULLI, G. Solfeo de los solfeos. Volumen 1A. Editapsol
MED, B. Teoria da Música. Brasília: Musimed, 1996
POZZOLI, H. Guia teórico-prático para o ensino do ditado musical. Partes I e II. São Paulo: Ricordi do Brasil
SEVERIANO, J. Terceiro tempo: a transição (1946-1957) e Quarto tempo: a modernização (1958-). In_. Uma história da música popular brasileira: das origens à modernidade. São Paulo: Editora 34, 2013. p. 273 – 462
WISNIK, José Miguel. Som, ruído e silêncio. In: O som e o sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p. 15-68
UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados)
Obras literárias:
“Dom Casmurro” (Machado de Assis)
“Ainda estou aqui” (Marcelo Rubens Paiva)
“Caderno de memórias coloniais” (Isabela Figueiredo)
“Contos amazônicos” (Inglês de Sousa)
“Livro sobre nada” (Manoel de Barros)
Textuais normativas:
Declaração Universal dos Direitos Humanos – ONU
Artigos 5º e 6º, 35 e 205 ao 214 da Constituição Federal Brasileira de 1988 – Presidência da República
Lei nº 11.153/2005 – Criação da UFGD
Artigos 1º ao 4º e 7º da Lei Maria da Penha – Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 – Presidência da República
Obras teatrais:
“O auto da compadecida” (Ariano Suassuna)
“Sangoma – saúde das mulheres negras” (Cidinha da Silva)
Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste)
“A árvore que dava dinheiro” (Domingos Pellegrini)
“Memórias póstumas de Brás Cubas” (Machado de Assis)
“A falência” (Júlia Lopes de Almeida)
“Extremo oeste” (Paulo Fehlauer)
“Seminário dos ratos” (Lygia Fagundes Telles)
“Eu sou Macuxi e outras histórias” (Julie/Trudruá Dorrico)
“Contos negros” (Ruth Guimarães)
“Melhores contos” (Guimarães Rosa)
“Ay Kakyri Tama: eu moro na cidade” (Márcia Wyama Kambeba)
“Também guardamos pedras aqui” (Luiza Romão)
“Alguma poesia” (Carlos Drummond de Andrade)
“Histórias que os jornais não contam” (Moacyr Scliar)
Algumas listas obrigatórias de vestibulares também sugerem letras de canções, principalmente brasileiras, como estudo para o processo seletivo, por isso é fundamental conferir cada listagem no site da instituição de interesse.