A sustentabilidade está se tornando um elemento central no dia a dia das pessoas, devido à crescente preocupação mundial com as questões ambientais. Como resultado, muitos estão buscando soluções mais conscientes em diferentes aspectos da vida, incluindo o planejamento de casamentos. Nesse contexto, casais estão cada vez mais empenhados em buscar formas de celebrar o amor sem prejudicar o meio ambiente. O
iCasei, plataforma líder em site de casamento e lista de presentes virtual na América Latina é uma forte aliada nessa jornada, oferecendo soluções digitais que facilitam a criação de eventos mais ecológicos e conscientes.
Essa tendência ganha ainda mais relevância quando consideramos que, segundo estudos da Propmark, 80% dos respondentes levam em conta questões de sustentabilidade ao organizar eventos.
“Casamentos tradicionais podem gerar impactos ambientais significativos, como a produção excessiva de resíduos, o uso de materiais descartáveis, o desperdício de alimentos e a utilização de itens de decoração não biodegradáveis que contribuem para um impacto negativo no meio ambiente”, afirma Diego Magnani, CCO do iCasei.
Para promover escolhas conscientes, a plataforma oferece soluções tecnológicas que ajudam os casais a planejarem o casamento de forma mais sustentável utilizando ferramentas digitais como convites online, gestão de RSVP e listas de presentes virtuais. “Podemos reduzir o uso de papel em convites, save the dates e outras papelarias ao utilizarmos versões digitais e QR codes no evento, evitando impressões desnecessárias. Além disso, a versão da gravata digital do iCasei permite que os convidados contribuam via cartão de crédito”, explica Diego.
Outro ponto importante é que casamentos sustentáveis podem ser financeiramente mais vantajosos ao eliminar desperdícios e priorizar escolhas inteligentes. Por exemplo, o aluguel de itens decorativos, a escolha de locais ao ar livre com iluminação natural e a redução de descartáveis viabilizam certa folga no orçamento. No entanto, produtos ecológicos específicos podem ter um custo inicial maior, porém seu investimento gera benefícios a longo prazo. “O segredo é equilibrar sustentabilidade e orçamento com planejamento estratégico”, comenta Diego.
Os principais desafios incluem a disponibilidade de fornecedores sustentáveis, a necessidade de pesquisas para encontrar materiais ecológicos e a possível resistência de familiares e convidados às mudanças na tradição do casamento tradicional. "Para superar esses obstáculos, os casais devem investir na comunicação clara, explicando aos convidados as escolhas ecológicas e também planejar com antecedência para garantir que materiais e produtos desejados estejam disponíveis - sem abrir mão da estética e do estilo desejado para o casamento”, conclui Diego.
Pensando nisso, confira algumas dicas para deixar o seu evento mais sustentável:
Opções de lembrancinhas sustentáveis:
- Sementes e mudas (ervas aromáticas, suculentas, árvores nativas);
- Produtos artesanais e locais (mel, chás, sabonetes naturais, velas de cera vegetal);
- Lembranças com materiais recicláveis ou biodegradáveis (itens de papel semente, ecobags de algodão orgânico, canecas reutilizáveis);
- Doações simbólicas (os casais podem destinar valores para ONGs ambientais em nome dos convidados, criando uma lista de presentes temática no iCasei).
Para a decoração da cerimônia e festa:
- Tecidos reutilizáveis (linho, algodão orgânico e juta);
- Objetos reaproveitados (louças vintage, mobiliário locado, peças de vidro e madeira reciclada);
- Papel reciclado ou semente para convites, menus e outras papelarias;
- Velas de cera vegetal e iluminação LED para reduzir o consumo de energia.
- Flores e folhagens plantadas ao invés de cortadas (vasos que podem ser levados para casa ou doados após o evento);