Recentemente, o município de Saltinho foi recentemente agraciado com o Prêmio Excelência Educacional, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que reconhece as redes municipais de ensino que se destacaram na alfabetização de crianças.
A premiação, parte do programa Alfabetiza Juntos SP, baseia-se nos resultados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) de 2024.
O prefeito de Saltinho, Helinho Bernardino (PL), expressou sua satisfação com a conquista.
“Este prêmio é um reflexo do compromisso e dedicação de nossos educadores, alunos e toda a comunidade escolar. Investir na educação das nossas crianças é investir no futuro de Saltinho. Continuaremos trabalhando para oferecer uma educação de qualidade e alcançar resultados ainda melhores.”, destacou o prefeito.
A cerimônia de premiação ocorreu no Memorial da América Latina e contou com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que destacou a importância do investimento na alfabetização.
"O que tem de mais moderno em termos de política social? O que pode ser mais definitivo quando a gente pensa em superação da pobreza? A resposta é o investimento na primeira infância. É pensar nas ferramentas para preparar esses jovens para o futuro. Aqueles municípios que têm os melhores resultados em termos de alfabetização são também os com melhores resultados nas avaliações do Ensino Médio. A correlação é perfeita. Está claro qual caminho devemos seguir: a alfabetização na idade certa.”, disse o governador.
O Prêmio Excelência Educacional utiliza o Índice de Excelência Educacional (IEE) como critério, levando em consideração fatores como evolução das notas, complexidade da unidade escolar, tamanho, vulnerabilidade social e o regime de ensino (parcial ou integral).
Cada escola premiada receberá R$ 100 por aluno matriculado, recursos que deverão ser aplicados em melhorias das condições escolares e no aprimoramento dos resultados de aprendizagem.
Márcia Bernardes, responsável pela cooperação entre Estado e prefeituras no programa Alfabetiza Juntos SP, ressaltou a importância da adesão de grandes municípios e o impacto da premiação.
”É um marco importante para a Educação de SP que Campinas e a capital tenham aderido a etapas cruciais do programa, fortalecendo a alfabetização em larga escala. Essa premiação é mais um incentivo para que os municípios continuem investindo na alfabetização de suas crianças.”, disse ela.
A conquista de Saltinho reforça a importância da colaboração entre Estado e municípios para promover avanços significativos na alfabetização infantil.
O programa Alfabetiza Juntos SP tem como meta garantir que 90% das crianças do 2º ano estejam alfabetizadas até 2026, e os avanços já são visíveis, com um crescimento de 57% no número de alunos que sabem ler adequadamente, passando de 48% de leitores no início de 2024 para 77% no fim do mesmo ano letivo.
Com essa premiação, Saltinho reafirma seu compromisso com a educação de qualidade e a formação de crianças preparadas para os desafios do futuro.
“Quero parabenizar as diretoras Fabiana Parolina e Mônica Taranto, demais professores e funcionários das nossa rede municipal de ensino, pelo excelente trabalho desenvolvidos nas escolas”, finalizou Helinho Bernardino.