O prefeito de São Pedro, Thiago Silva, participou ontem, quinta-feira, 27 de março, da cerimônia de inauguração, da unidade 2 da Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil em Piracicaba. A fábrica é resultado de um investimento de R$ 1,56 bilhão, tem capacidade de produção de 240 mil toneladas de papelão ondulado por ano, o equivalente a 421 milhões de m²/ano. Em operação desde abril de 2024, a Unidade Piracicaba II está posicionada como a maior e mais moderna fábrica de embalagens de papelão ondulado em operação nas Américas. O projeto reúne o que há de mais moderno em termos de tecnologia e fortalece o modelo de integração da Klabin, ampliando a capacidade de conversão de papéis em embalagens com máxima eficiência.
A cerimônia de inauguração foi realizada na Unidade e contou com a participação de clientes, fornecedores, instituições parceiras, poder público e imprensa, que tiveram a oportunidade de conhecer a operação durante uma visita guiada. Além disso, a celebração teve a presença do presidente do Conselho de Administração da Klabin, Horacio Lafer Piva; do diretor-geral da empresa, Cristiano Teixeira; do diretor de Embalagens, Douglas Dalmasi; além de outros profissionais da Companhia. Também compareceram ao evento o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o prefeito de Piracicaba, Helinho Zanatta, entre outras autoridades estaduais e municipais.
"Conseguimos reunir neste projeto o que há de mais moderno em termos de tecnologia para entregar, com ainda mais eficiência, as melhores embalagens aos nossos clientes. Além disso, a localização da Unidade em um grande centro consumidor do Brasil confere à Klabin uma vantagem logística relevante, que agiliza a distribuição para clientes de diversas regiões do País. A Unidade Piracicaba II representa um marco na história da Klabin e no setor de embalagens", comenta Cristiano Teixeira, diretor-geral da Klabin.
“Pude conhecer essa unidade que é a maior e mais moderna fábrica de papelão ondulado das Américas, com investimento superior a 1,5 bilhão, aquece a economia regional e mostra o potencial da Região Metropolitana de Piracicaba, onde São Pedro também vem sendo destaque e atraindo investimentos de grande monta, gerando renda e empregos para nossa população”, comentou o prefeito de São Pedro.