Com objetivo de prevenir e evitar queimadas no município, Prefeitura da Estância Turística de Brotas realizou reunião nesta terça-feira (25), no Paço Municipal, com a participação do Comandante do Corpo de Bombeiros, Subtenente Rico. O encontro teve como objetivo traçar um planejamento estratégico para a prevenção e o combate de incêndios florestais.
Na pauta foi discutida a articulação com a Casa Militar de São Paulo e a Fundação Florestal para a doação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e capacitação dos brigadistas locais. A Prefeitura também busca recursos junto ao Governo do Estado de São Paulo para a aquisição de uma caminhonete 4x4, equipada com motobomba e tanque, fundamental no combate a incêndios florestais.
É fundamental destacar que a maior parte do território de Brotas é rural, com apenas 3% dos 1.101 km² dedicados à área urbana. Por isso, a atuação preventiva se torna essencial para garantir a segurança da comunidade e a proteção do meio ambiente.
Outras iniciativas incluem o levantamento e mapeamento de áreas de risco de incêndios, além de campanhas de educação ambiental direcionadas aos produtores rurais, visando conscientizá-los sobre a importância da prevenção.
Participaram da reunião: Chefe de Gabinete, Tamae Lyn Kina Marteli; Coordenador da Defesa Civil, Gerson Pessoa; Comandante do Corpo de Bombeiros de Brotas, Subtenente Rico; Secretário de Agricultura, Douglas de Freitas; Administrador da Lagoa Dourada do Broa, Oswaldo Pessoa; Secretária de Meio Ambiente, Luciana Pires de Jesus e o Secretário de Turismo, Alexandre Takashi Schiavinato.