Porto Alegre foi palco de um marco inédito no mundo das corridas de rua neste domingo, 9 de março, com a realização da POA PLAST RUN, a primeira corrida 100% sustentável do país. O evento reuniu mais de 1.500 atletas no Dia do Corredor de Rua e inaugurou o calendário de provas de 2025 de forma inovadora, destacando-se pelo compromisso com a sustentabilidade e a economia circular.
Realizada em um modelo pioneiro e inovador, a POA PLAST RUN motivou os atletas a depositarem os copos plásticos, utilizados ao longo do percurso, em coletores apropriados, resultando em uma via completamente livre de resíduos. A ação, que além de evitar lesões causadas por escorregões, irá se transformar em recursos financeiros para entidades assistenciais do terceiro setor.
Para Simara Souza, gerente do Instituto SustenPlást e idealizadora da POA PLAST RUN, a iniciativa comprova que é possível promover ações modificadoras de comportamento de massa. "É comum vermos resíduos descartados de forma inadequada, inclusive em eventos esportivos. Em corridas de rua, por exemplo, observamos o rastro de copos plásticos deixados pelos atletas. O que para muitos parece utopia, na POA PLAST RUN se tornou realidade: os atletas depositam seus resíduos corretamente e mostram que boas práticas de cidadania podem fazer parte do nosso dia a dia, inclusive durante a prática esportiva", destaca Simara.
A POA PLAST RUN faz parte do calendário oficial de corridas de rua da Prefeitura de Porto Alegre e já tem data marcada para a edição de 2026, que acontecerá no dia 8 de março. Na edição deste ano as inscrições foram encerradas em menos de 30 dias, pois atingiu o limite máximo de inscritos na prova e, por isso, a expectativa para 2026 é aumentar a estrutura, a fim de conseguir receber mais atletas.