Domingo, 23 de Março de 2025
18°C 31°C
São Pedro, SP
Publicidade

Você sabia? O arroz, usado em diversos pratos, também está presente na construção civil e nos cosméticos

Brasileiro consome 34 Kg de arroz por ano e o cereal está diariamente na mesa de 60% da população mundial

Por: Redação
12/03/2025 às 12h40
Você sabia? O arroz, usado em diversos pratos, também está presente na construção civil e nos cosméticos
Freepik

Muito difundido nos dias atuais, historiadores e cientistas relatam que o cereal já era cultivado por volta do ano 3.000 a.C., tendo como origem o sudeste da Ásia. Em meados do século XVI, os colonizadores portugueses passaram a cultivá-lo em terras brasileiras. Hoje ele é considerado pela Organização Mundial de Alimentação e Agricultura (FAO) como um dos alimentos mais importantes para a nutrição humana, e está diariamente na mesa de 60% da população mundial. O consumo per capita no Brasil é de 34 quilos por ano, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz). Versátil,  o grão não se limita à alimentação, sendo também  usado na construção civil e na manipulação de cosméticos. 

Na culinária, o arroz é usado em diversas receitas, como sopas, bolos e doces. No Japão, seus grãos fermentados dão origem ao saquê, uma bebida alcoólica tradicional. "Uma curiosidade interessante é que a casca do arroz é rica em energia e, após a queima, torna-se matéria-prima para a produção de cimento, isolantes, tintas e outros materiais da construção civil", explica Luís Schiavo, CEO da Naval Fertilizantes, empresa especializada em produtos biológicos, nutrição e tecnologia para lavouras. “Com sua fibra é possível fabricar utensílios sustentáveis, como copos, talheres e tigelas, que são resistentes a variações de temperatura, antibacterianos e sem odor”, completa o executivo.

O grão também tem um papel importante na indústria de cosméticos. O esfoliante corporal, por exemplo, é feito a partir do arroz do tipo jasmim por possuir propriedades ideais para remover as células mortas, clarear e iluminar a pele, além de absorver toda a oleosidade excessiva. Ele também é o aliado ideal no cuidado capilar, pois ajuda a manter o equilíbrio, repondo a barreira lipídica dos fios, o que favorece a maior duração da hidratação, deixando o cabelo com mais brilho. Já o sabonete de arroz tanto para a pele do rosto como para o corpo é um ótimo hidratante e adstringente. Na mesma medida em que ele remove a sujeira profundamente, também deixa a pele mais macia. Além disso, o arroz contém inositol, uma substância que estimula a circulação sanguínea e o rejuvenescimento da pele, ideal para o uso em máscaras faciais, permitindo que as rugas demorem mais para começar a aparecer.

Sendo a terceira maior cultura agrícola do mundo, o arroz tem grande relevância para o Brasil. A safra 2023/2024 colheu cerca de 10,5 milhões de toneladas, em uma área de 1.574 mil hectares, conforme dados da CONAB. Sua produção está predominantemente concentrada em três estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso. “O futuro da produção deste grão no país é promissor, com oportunidades em inovação tecnológica, expansão de mercados de exportação e valorização através de certificações e produção diferenciada”, finaliza Schiavo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias