Fernanda Torres não levou o Oscar de Melhor Atriz neste domingo, 2, mas já é totalmente histórica. A vencedora foi Mikey Madison, por Anora. Apenas com a indicação, a artista se tornou a segunda brasileira na história a ser indicada na categoria. A primeira foi a mãe, Fernanda Montenegro.
Desejada com expectativa máxima pelos brasileiros, a vitória de Fernanda Torres acabou não acontecendo, mas ela enfrentava um páreo duro. Além de Madison, a brasileira concorreu ao lado de nomes como Demi Moore, por A Substância, Cynthia Erivo, pelo musical Wicked e a polêmica Karla Sofía Gascón, por Emilia Pérez.
Mesmo sem a estatueta como Melhor Atriz, o dia continuou sendo dela. Em pleno domingo de carnaval, os olhos dos brasileiros se voltaram para a atriz que deu vida a uma personagem sofrida, nada óbvia e muito complexa, que atuou e combateu parte da história obscura do Brasil: Eunice Paiva.
Essa não é a primeira vez que Fernanda Torres consegue um feito importante para o Brasil no cinema mundial, apenas com Ainda Estou Aqui. Em janeiro de 2025, ela se tornou a primeira brasileira a ganhar um Globo de Ouro na história.
A artista concorreu na categoria de Melhor Atriz de Drama, ao lado de nomes como Nicole Kidman e Tilda Swinton. Em 1999, a 'Fernandona', sua mãe, chegou a concorrer na mesma lista, mas não levou.
"Quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não têm ideia. Ela esteve aqui há 25 anos. E isso é uma prova que a arte pode durar pela vida", disse Torres em seu discurso. "Eu vivi para ver isso", se emocionou Fernanda Montenegro, aos 95 anos, em declaração posterior.