O acervo de livros infantojuvenis da Escola Estadual PEI Sargento Joaquim Pedroso, no DIC I, em Campinas, ganha um novo espaço. Após ficarem mais de três anos distribuídos por diversas salas de aula – desde que a antiga área de leitura foi dividida em duas salas de aula - os livros agora ocupam as prateleiras dentro de um container com seis metros de comprimento, junto a mesas de leitura, no jardim da escola.
O “Espaço Literário Professora Luciana da Silva” é uma “cuboteca” que homenageia a professora da escola falecida no ano passado, é fruto da união do Instituto EP e da Compass Containers, que se mobilizaram para atender à demanda dos 279 alunos do 1ª ao 5º ano, a partir de um pedido da representante da Associação de Pais e Mestres (APM) da escola, Eliane de Paiva Rufino Alves.
“Ao distribuir o acervo, perdemos a organização, a conservação e a equidade. Os alunos deixaram de lado o prazer de manusear os livros e de escolher conforme as preferências porque estava tudo fracionado. Nosso sonho era devolver à comunidade escolar um espaço organizado para os livros. Fizemos todo tipo de evento para angariar recursos e encontrar uma solução, mas desanimamos porque somente comprar um container não seria suficiente. Precisaríamos pagar o frete para trazer, reformar, adequar e pintar esse equipamento”, explica Elaine Soares Pimentel, diretora da escola há 20 anos. No final do ano passado, voluntários do Instituto EP visitaram a instituição e decidiram ajudar. “E assim o nosso sonho, antes um desafio, se tornou realidade”, relata a diretora.
A ideia inicial dos voluntários do Instituto EP era comprar um container e adequá-lo para abrigar o acervo. Porém, ao contatar Rogério Perissini, CEO da Compass Containers, eles tiveram uma surpresa: o executivo decidiu doar o container, que foi então equipado pelo Instituto EP com prateleiras, pintado e levado à escola. “Os voluntários se envolveram com o projeto, que denominamos “cuboteca”.
O container chegou pré-preparado e os voluntários fizeram a parte elétrica, pintura, colocaram ventiladores e prateleiras para os livros. Será um espaço adequado para armazenar o acervo, permitindo que a criança retire o livro e aproveite a leitura nas mesinhas coloridas do jardim ou levem para casa”, explica Renata Coutinho Nogueira, gerente do Instituto EP.
Para Rogerio Perissini, da Compass, a participação no projeto é importante não somente do ponto de vista empresarial, como também é uma forma de devolver à sociedade algo positivo que possa inspirar outras pessoas e empresas a seguirem o mesmo caminho. “Eu soube pelo Instituto EP da dificuldade da escola em estruturar um local para receber os livros e coloquei a empresa à disposição para auxiliar no projeto. Agora estamos na torcida para que esses alunos se formem grandes cidadãos”, diz.
A Escola Estadual PEI Sargento Joaquim Pedroso está localizada na rua Carlos Renato Frederico, 265, no DIC I, em Campinas. A diretora garante que o novo espaço literário ocupará um local “mágico” no jardim. “É uma ‘porta da leitura’ que o Instituto EP e a Compass abriram aos alunos, fundamental no processo da educação. Toda vez que se joga luz na educação, salvamos nossas crianças”, diz a diretora.