Em resposta a denúncias de moradores sobre possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti em áreas de reciclagem, nesta semana, uma ação integrada de combate à dengue foi realizada no bairro Santa Tereza, em Rio das Pedras. A iniciativa contou com a participação de várias entidades, incluindo a Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e o Departamento de Segurança Pública.
Durante a operação, as reciclagens que apresentavam inconformidades em relação às normas sanitárias e ambientais foram notificadas pelo setor de Meio Ambiente e pela Vigilância Sanitária. Os responsáveis pelos estabelecimentos receberam um prazo para se adequarem às exigências. Caso as medidas não sejam cumpridas dentro do prazo estabelecido, os proprietários poderão sofrer autuações e multas, conforme a legislação vigente.
A ação reforçou a importância de manter os ambientes limpos e livres de água parada, principal condição para a reprodução do Aedes aegypti. Além disso, os agentes orientaram moradores e trabalhadores sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito além de outros problemas relacionados a este tipo de acúmulo, como escorpiões, ratos entre outros.