A Saúde de São Pedro supera, em muitos pontos, as metas estabelecidas pela Secretaria Estadual de Saúde. É o que atesta o Relatório Analítico dos Indicadores de Processo da Atenção Básica, divulgado pela DRS X - Departamento Regional de Saúde.
Um dado que chama a atenção é o fato de que a Atenção Básica alcança uma cobertura de 107,01% em São Pedro. Isso significa que há estrutura e material humano na cidade para atender algo em torno de 41 mil habitantes, a população atual está pouco acima de 38 mil.
No caso de gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal, o governo estadual estipula uma meta de 45% de cobertura. Em São Pedro, a média nos dois primeiros quadrimestres de 2024 essa meta foi de 75%.
Outro exemplo importante é da proporção de gestantes que se submeteram a exames para sífilis e HIV. A meta do Estado que é de 60% e São Pedro teve média de 85% em 2024. Para crianças de 1 ano de idade imunizadas com as vacinas Polio e Penta, São Pedro está exatamente na média estipulada, chegando a 95%.
O Relatório Analítico traça a evolução da Atenção Básica desde o primeiro quadrimestre de 2021 até o final do segundo quadrimestre de 2024. Em sua conclusão, o documento atesta que “São Pedro apresenta um desempenho geral positivo com muitos deles já superando as metas”.
“Os importantes e grandes investimentos na área da saúde, especialmente na atenção básica, estão tendo um reflexo bastante positivo em nossa cidade. Recebemos um relatório elaborado pelo Governo do Estado, por meio da DRS X – Diretoria Regional de Saúde, no qual mostra que estamos superando e muito importantes índices estipulados pelo Governo, isso é reflexo, não apenas dos investimentos, mas também no comprometimento e na qualidade dos profissionais da saúde, com os quais quero dividir esses importantes resultados que estão a cada dia melhorando a qualidade de vida da nossa população”, disse o prefeito Thiago Silva.