Há mais de três décadas, a gestão de e-commerce no Brasil desafia os empreendedores e empresas a desenvolver estratégias eficazes que estejam alinhadas aos objetivos do negócio e às necessidades dos consumidores. Atualmente, pelo fato de o mercado estar extremamente competitivo, além de passar por constantes mudanças de preços e evoluções tecnológicas, o processo de estruturação de canais de vendas digitais tem se tornado ainda mais complexo.
Para ajudar os empreendedores e gestores a otimizar operações e expandir seu alcance de forma sustentável, o Conselho Regional de Administração de São Paulo - CRA-SP promoverá no próximo dia 13 de fevereiro, das 18h30 às 20h00, o webinar “Gestão de e-commerce: como transformar visões de negócios em resultados concretos no comércio digital”, a ser ministrado pelo CEO do Instituto Chiavenato de Educação, Adm. Lucas Chiavenato.
O evento, que será transmitido ao vivo pelo canal A Serviço da Administração, no YouTube, vai discutir a importância de uma estrutura organizacional funcional, envolvendo uma comunidade colaborativa de talentos, além de processos e fluxos de trabalho ágeis e bem definidos. A live também irá abordar o modo mais eficaz de implantar e desenvolver os canais e funis de venda. E, para demonstrar de que forma o uso de novas tecnologias, como o analytics e a IA, podem maximizar os resultados do e-commerce e escalar as vendas de forma inteligente, o administrador realizará uma análise de gestão de desempenho.
“O encontro visa capacitar os participantes com estratégias e práticas concretas que vão aprimorar a gestão de seus negócios, por meio de uma metodologia própria que tem como base os três pilares básicos de sustentação de um e-commerce sólido e abordagens práticas”, comenta Chiavenato.
Expansão e sucesso no comércio eletrônico
Nos últimos anos, em razão dos impactos da pandemia de covid-19, as empresas precisaram se reinventar e recorrer a inúmeras plataformas e estratégias de marketing digital para conseguir atender o aumento das vendas online. “Esse cenário multifacetado exige não apenas uma visão inovadora, mas também uma abordagem que possibilite a adaptação e a resiliência”, completa o CEO.
Para Chiavenato, os profissionais do setor devem compreender as nuances desse ambiente em constante transformação e desenvolver soluções sob medida, que realmente atendam ao perfil de seus consumidores. “O sucesso no e-commerce atual não se limita a simplesmente estar presente online. Ele exige um planejamento cuidadoso e uma execução aprimorada. Negócio em primeiro lugar, online em segundo”, explica.
Além desses pontos, Chiavenato também considera a Administração um diferencial imprescindível para a gestão eficiente do e-commerce. Segundo ele, a área oferece recursos necessários para planejar, coordenar, gerir e integrar diferentes segmentos do negócio, como marketing, vendas, logística e atendimento ao cliente. “A Administração proporciona o controle de processos, a análise de dados e a tomada de decisões informadas, que são pontos críticos para o crescimento e a escalabilidade do e-commerce”, finaliza.
Os participantes do webinar terão direito a certificado desde que cumpram duas etapas: inscrição prévia na página do evento e a solicitação durante a transmissão ao vivo, por meio de um link disponível no chat do YouTube.