Evento com apoio da Prefeitura de Piracicaba celebra a proteção de Nossa Senhora dos Navegantes, com travessia de 90 km no rio Piracicaba, do Largo dos Pescadores ao Condomínio Tamanduá.
A Associação de Canoagem de Piracicaba (Ascafi) retoma, neste 1º de fevereiro, o tradicional passeio de barco a motor que transporta a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, protetora do rio Piracicaba. O evento, que será realizado com o apoio da Prefeitura de Piracicaba por meio das Secretarias Municipais de Cultura, Turismo e Esportes, tem início marcado para as 9h, no Largo dos Pescadores, com destino final no Condomínio Tamanduá, na represa de Santa Maria da Serra.
Com uma travessia de 90 km, o passeio passará pelo Tanquã, conhecido como o minipantanal paulista. Depois de ser suspenso em 2019, o evento volta a acontecer neste ano, com a expectativa de contar com 150 embarcações inscritas, além de outras que participam sem inscrição.
Thiago Ganeo, o Chicão da Canoagem, presidente da Ascafi e organizador do evento, destaca a importância do retorno do passeio. "Esse evento é uma tradição da cidade, e sua realização é fundamental para a preservação do rio Piracicaba", afirma.
Ao final do trajeto, na chegada a Santa Maria da Serra, a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes será recepcionada pelo pároco da Capela, que celebrará uma missa na paróquia do Condomínio Tamanduá. Durante todo o percurso, as embarcações serão acompanhadas pela Marinha do Brasil e pelo Corpo de Bombeiros, garantindo a segurança dos participantes.