Iniciando a temporada 2025, as equipes DNA XV Sub-15 e Sub-17 participarão ao longo dos próximos dias da Copa Portal Nova 15, que teve início nesta segunda-feira, 20, e encerramento no domingo seguinte, dia 26 de janeiro. O torneio envolve escolinhas de futebol e projetos sociais de Piracicaba. A categoria Sub-15 conta com 11 times inscritos, enquanto a Sub-17 começa com oito componentes. O Nhô Quim estreia primeiro, com os mais novos. Já os mais velhos irão a campo na terça-feira.
O sistema de disputa é o mesmo para ambas. Na fase inicial, as partidas serão entre os integrantes das próprias chaves, em turno único, com os dois melhores de cada uma delas avançando às semifinais, que, assim como a final, será em encontro único, com o empate levando a decisão para as cobranças de pênaltis. O Alvinegro Piracicabano, que estreia nesta segunda, aparece no grupo B no Sub-15, juntamente com Barcelona, Cristóvão Colombo, Escolinha do Palmeiras e Vem Jogar.
O time dirigido por Marlon Ferreira joga às 11h00, com a Escolinha do Palmeiras, no Cecap. O grupo A é composto por Ceti Piracicaba, Educando Pelo Esporte, GDO, Joga Bonito, Projeto MQV/Galácticos e Toca da Raposa. Pelo Sub-17, o XV de Piracicaba também está no grupo B, com Toca da Raposa, União São Jorge Base e Vem Jogar. O time comandado pelo técnico Matheus Hansen joga às 14h00 desta terça-feira, com o União São Jorge Base, no mesmo local, no Cecap.
O grupo A tem Ceti Piracicaba, Educando Pelo Esporte, GDO e Industrial/MQV. “Nosso principal objetivo é observar mais de perto esses garotos, que estarão atuando com seus companheiros de treino, em um ambiente em que eles estão familiarizados, fazendo com que se sintam mais à vontade para performarem. Estamos retomando agora os nossos treinamentos, e isso fará com que o aspecto físico entre os jogadores seja mais equilibrado”, disse Hansen, antes de completar.
“Para mim, também, será extremamente importante para colocar todos os atletas do elenco em campo, inclusive os que subiram do Sub-15, pensando na preparação visando o Campeonato Paulista”, concluiu. “Estamos iniciando um ciclo em que os jogadores mais jovens, que não atuaram com tanta frequência no Paulista do ano passado, por conta dessa etapa de maturação, terão mais minutagem, respeitando o processo natural, e a Copa será válida nesse sentido”, comentou Marlon.
“Vamos formando um conceito de equipe, com os meninos se acostumando a vestir a camisa do XV e, desta maneira, chegaremos mais consistentes no Paulista, que é o principal momento da temporada”, ressaltou o treinador. “O intuito foi o de organizar uma competição de uma semana, em um período em que não costumam acontecer torneios curtos como esse, em Piracicaba”, falou o diretor geral do Portal Nova 15, Renato Canadinho, que ressaltou a inclusão do Nhô Quim.
“Agradecemos a participação do XV, por intermédio do presidente Matheus Bonassi, que prontamente aceitou o nosso convite, e, assim, o clube volta a integrar um campeonato formado apenas por times locais. Isso agrega muito para todos os envolvidos, que, desta forma, ficam mais próximos ao clube. Esperamos que seja o primeiro de muitos. O pensamento é levar esse projeto adiante, abrindo o leque com outras equipes profissionais da nossa região”, concluiu Canadinho.