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Até o Papai Noel sabe disso!

Por: Redação
20/12/2024 às 12h30

O Natal e o fim de 2021 se aproximam e a figura do Papai Noel, como sempre acontece, invadiu a decoração de lojas, casas e ruas, como parte do clima de festa dessa época. Mas, será que só as crianças acreditam em Papai Noel? E você, acreditou ou ainda acredita nele?

Por se tratar de uma figura imaginária, dizer a um adulto que ele acredita em Papai Noel é chamá-lo de ingênuo; logo, parece mesmo coisa só para criança que vê no “bom velhinho” a possibilidade real de ganhar um brinquedo. Entretanto, no comércio, a badalada figura dele é usada para atrair clientes, alavancar vendas e aumentar lucros.

Papai Noel pode ser visto de vários ângulos. O mais comum é a conhecida lenda de que se trata de alguém que, no Natal, sai pelo mundo entregando presentes às crianças boas; nessa boa, mas utópica, figura não convém mesmo continuar acreditando. Entretanto, não faltam exemplos de adultos que demonstram acreditar ainda na magia do Papai Noel.

O comerciante que sabe que nessa época, naturalmente, o número de consumidores aumenta e não se prepara para isso, só pode estar acreditando que o Papai Noel vai treinar os seus colaboradores ou vai ajudá-lo no atendimento de seus clientes.

Quem gasta todo o 13º salário, às vezes antes mesmo de o receber; não se preparando para suportar as famigeradas despesas de janeiro (IPTU, IPVA, licenciamento de veículo, matrículas e materiais escolares, etc.) deve acreditar que, no ano seguinte, o Papai Noel vai pagar as suas contas.

Os profissionais que esperam ganhar mais, mas trabalham sempre do mesmo jeito, sem se aprimorarem a cada dia, certamente, acreditam em Papai Noel, sim! Aliás, devem pensar que ele existe e é o patrão ou chefe deles; pois só o “bom velhinho” poderia aumentar o salário de quem não se propõe a aumentar o próprio nível de desempenho.

Acreditar em milagre, às vezes, até é necessário, mas, por você, o Papai Noel não fará nada que você mesmo possa fazer. Portanto, se ele existe, não sei, mas, ouvi dizer que, apesar de ser bom, ele não tolera omissão e nem preguiça!

Outra forma de ver o Papai Noel é analisar o que a lenda pode nos ensinar; em especial, no processo de atendimento ao cliente. Primeiramente, a alegria e o entusiasmo das crianças que são atendidas por ele evidenciam que quem individualiza o atendimento, procurando conhecer o desejo ou necessidade de cada um, consegue mesmo encantar os clientes.

A estratégia de marketing do Papai Noel também é admirável, pois sua imagem é conhecida no mundo todo e alegra não só as inocentes crianças; já que, em dezembro, está por toda parte, a ponto de a figura dele fazer muitos se esquecerem do verdadeiro sentido do Natal.

Como sozinho não conseguiria atender pessoalmente todos os clientes, Papai Noel treinou e preparou muitas pessoas para bem o representar, mantendo a qualidade no atendimento. O sistema de delegação dele é eficiente e inteligente; uma vez que, apesar da coincidência de horários para entregas em diversos locais, ele “dá conta do recado”, cumprindo sua a missão no prazo certo.

O “bom velhinho” satisfaz os seus clientes com excelência, administra o tempo para que as entregas não atrasem e ainda controla bem o orçamento para atender o maior número de clientes. Ah! E mesmo trabalhando bastante, o famoso “ho,ho,ho!” registra a sua alegria durante o serviço. Em matéria de atendimento ao cliente, ele dá um show!

Leitor, acreditar em Papai Noel pode não ser tão ruim assim. Pior que acreditar em Papai Noel é não acreditar em si mesmo; portanto, pouco importa se ele existe ou não; você existe e deve ser o agente das mudanças necessárias em sua vida.

 

Feliz Natal, boas festas e até a próxima edição, em 2025!

 

Antônio de Carvalho - Consultor e palestrante sobre motivação, atendimento ao cliente e qualidade de vida no ambiente de trabalho.

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