Ao menos oito voos que partiriam do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), foram cancelados na manhã desta terça-feira (17). De acordo com a Azul Linhas Aéreas, as suspensões foram realizadas com antecedência por 'questões técnicas', sem especificar o motivo.
A situação pegou os passageiros de surpresa. Em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo, eles relataram que não foram notificados com antecedência e ainda reclamaram da falta de orientação por parte da empresa (veja os relatos no vídeo acima).
✈ Entre os voos cancelados, segundo a companhia, estão:
· AD4698 (Campinas-Vitória)
· AD4854 (Campinas-Passo Fundo)
· AD2846 (Campinas-Ribeirão Preto)
· AD4765 (Campinas-Salvador)
· AD4586 (Campinas-Cascavel)
· AD4271 (Campinas-Galeão/RJ)
· AD4942 (Campinas-Salvador)
· AD2778 (Campinas-Florianópolis)
Passageiros prejudicados
O motorista Alex Lopes embarcaria às 6h10 com destinado a Salvador. Ele só descobriu que o voo havia sido cancelado quando chegou ao guichê da companhia aérea. "Transtorno grande, né? A gente estava com a passagem comprada, faz todo um projeto o ano inteiro para viajar", comentou.
"A gente fica chateado com essa situação. Até então, vão nos realocar num hotel, vamos ficar o dia, eu, minha esposa, minha filha e a minha mãe. Infelizmente, o projeto que a gente fez para hoje o dia todo vai ficar para amanhã", lamentou.
Segundo o pastor Valdinei Santos, a situação gerou estresse entre os passageiros e até a polícia foi chamada. "Nos deram a opção de voltar quinta-feira, só que a gente tem trabahlho para cumprir. Fui falar com a moça e ela disse: 'se o senhor não quiser, peça seu dinheiro de volta'".
"Desdenhou da gente, eu me estressei e chamamos a polícia. Quando eles viram que a polícia chegou, o tratamento com a gente foi diferente. Eles dizem que a aeronave entrou em manutenção, então todos os voos estão em manutenção?".
O pesquisador de mercado Felipe Santana veio da Flórida, nos Estados Unidos, para ir com um primo até Salvador, onde é convidado de um casamento. Com o cancelamento do voo, ele afirma que deverá seguir até o Aeroporto Internacional de Guarulhos, onde espera embarcar às 23h.
"Chegamos aqui, uma grande surpresa: o voo das 8h cancelado, o voo das 11h cancelado, o voo das 13h cheio [...] Quantas filas já pegamos? Quantas horas perdidas? Foi um dia bem frustrante. Não tinha apoio para o consumidor".
O que diz a companhia
A Azul informou "os clientes receberam toda a assistência prevista na Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), sendo reacomodados em outros voos da empresa".
Disse ainda que "lamenta eventuais transtornos causados e reforça que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações, valor primordial para a companhia".
O que diz o aeroporto
A concessionária responsável pelo terminal reforçou que a operação do Aeroporto de Viracopos ocorre normalmente e que o problema é apenas com a companhia.